Dicas e Curiosidades

ver todos

Conheça os aplicativos para criar e gerenciar suas senhas com segurança

Postado em 07/05/2014

Conheça os aplicativos para criar e gerenciar suas senhas com segurança

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Os smartphones estão cada vez mais completos e cheios de funções. Graças aos aplicativos, eles fazem quase tudo pelo e para o usuário. Só falta fazer café. É possível encontrar ferramentas que realizam desde cálculos complexos como calculadoras científicas ou a medição da pressão arterial e, até, o nível etílico no sangue.

A App Store tem mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis para downloads, já o Google Play conta com cerca de 700 mil. No meio de tanta opção, há uma ampla oferta de aplicativos que prometem ajudar a gerenciar as suas senhas.

Tanto para criar códigos fortes e secretos, como para armazenar seguramente todos eles, existem aplicativos disponíveis para ajudar nessas missões. Você não tem mais desculpas para descuidar da senha, passo fundamental para a sua segurança digital.

Como funcionam

Ao usar uma dessas ferramentas, a sua obrigação é apenas uma: memorizar somente uma senha-mestra. Você irá cadastrar nos aplicativos os algoritmos de diferentes sites e essas informações serão criptografadas.

Para ter acesso a esse conteúdo salvo será preciso de um código e é ele que você irá precisar se lembrar sempre. Mas cuidado: se uma pessoal mal intencionada descobre a senha-mestra, toda a sua vida digital está aberta.

Alguns desses gerenciadores facilitam ainda mais a vida do usuário, gerando senhas fortes e aleatórias para cada site cadastrado na ferramenta. Para isso, é só pedir para o gerador criar uma senha forte para cada serviço e, claro, alterar o password nas configurações pessoais de cada uma dessas páginas.

Como instalá-los

Existem ferramentas tanto para dispositivos móveis como para PC. No primeiro caso, basta acessar a loja online do sistema operacional de seu aparelho e fazer o download. A má notícia é que a maioria deles é pago. A boa é que os valores são relativamente baixos tendo em vista a segurança e facilidade que proporcionam.

A situação para desktops é semelhante. Você deve acessar o site do programa, escolher um plano de pagamento e instalá-lo em sua máquina.

Alguns exemplos

Last Pass - A ferramenta funciona em desktops e tem versão gratuita e paga. Ela é compatível com Firefox, Internet Explorer, Chrome e Safari.

SplashID Safe - Além de gerenciar, ele também gera senhas automaticamente. A assinatura anual custa menos de 20 dólares. Ele funciona em desktops e dispositivos móveis.

OneSafe - Além dos dados de login, é possível armazenar números de cartões de crédito, números de contas e detalhes de imposto. No Google Play custa 13,69 reais, já na App Store sai por 9,99 dólares.

Keeper - Funciona em todos os dispositivos e navegadores.Armazena senhas de contas virtuais, bancos e cartões. E permite criar pastas compartilhadas. Planos a partir de 9,99 dólares por ano.

KeePass - Disponível somente para desktop. O programa é gratuito e nele você salva todas suas senhas e cria uma senha-mestra de acesso.

Se o seu problema é decorar todas as senhas, essa solução pode facilitar o seu dia a dia. Proteja-se e faça parte do Dia Mundial da Senha Segura.