Dicas e Curiosidades

ver todos

Como saber se meu computador
está infectado com vírus

Postado em 26/06/2013

Como saber se meu computador está infectado com vírus

Que o universo da internet está cheio de armadilhas em forma de vírus, spams e outros bytes mal intencionados, todo mundo já sabe (ou deveria). E por causa desse cenário, a quantidade de programas e aplicativos no mercado que possuem o objetivo de combater as pragas virtuais, como antivírus, antispams e outros softwares, não para de crescer.

Mas a maioria desses programas costuma atuar preventivamente, trabalhando para impedir que o computador seja infectado com alguma porcaria. Mas como é possível saber se o PC já está impregnado com essas sujeiras da internet? Para isso, basta seguir alguns procedimentos básicos. Confira:

Use o antivírus
- A primeira atitude é varrer o sistema com um antivírus. Além de impedir que os vírus cheguem até os dados do PC, os programas de proteção também estão capacitados para procurar por essas contaminações nas pastas e subpastas.

Lentidão excessiva
- Um indício de que algo está errado é a lentidão excessiva. Os vírus em geral costumam destruir arquivos importantes do Windows ou de outros sistemas, fazendo com que o desempenho caia vertiginosamente.
Enchimento repentino do disco rígido

- Se do dia para noite seu PC ficou sem espaço para armazenar arquivos, jogos e outras coisas, e você jura que não salvou nada pesado nele, o problema pode ser uma praga invisível.

Fatos estranhos
- Quando coisas estranhas começam a acontecer sozinhas, há grande chance de o computador estar infectado com alguma sujeira virtual. É como nos filmes de terror, em que as portas dos armários abrem sozinhas e as panelas caem no chão sem explicação. No ambiente virtual, essa representação pode ocorrer com abertura e fechamento do navegador sozinho ou aparecimento de propagandas sem nenhum motivo aparente.