Dicas e Curiosidades

ver todos

2025: Como estará a vida digital dos brasileiros daqui a onze anos?

Postado em 21/11/2014

2025: Como estará a vida digital dos brasileiros daqui a onze anos?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Anos 2000. Quem imaginava naquela época que seria possível comprar todos os presentes de Natal pela internet, realizar transferência bancária pelo celular e compartilhar momentos, fotos e pensamentos para uma infinidade de pessoas ao mesmo tempo em questão de segundos? Em pouco mais de uma década, isso tudo ficou possível com o avanço assustador da tecnologia e como ela revolucionou o comportamento de pessoas e empresas. Agora, quem se arrisca a projetar como estará a vida digital dos brasileiros em 2025?

A McAfee, empresa de segurança online, aceitou o desafio e fez uma pesquisa nesse sentido. Os resultados do levantamento apontam para a popularização dos dispositivos móveis e para a influência que eles terão, na casa e no trabalho.

Entre projeções positivas e negativas, confira como será a vida digital daqui onze anos de acordo com os brasileiros:

Adeus, computadores. Bem-vindos, dispositivos móveis

Acredite, os computadores que já foram máquinas de última geração serão deixados de lado e substituídos por outros aparelhos. Isso mesmo, apenas 30% dos entrevistados se imaginam usando um PC para acessar a internet em 2025. Para a grande maioria, smartphones e relógios inteligentes serão os principais dispositivos no futuro. Aliás, 40% acreditam na popularização dos dispositivos móveis, sendo comum ter mais de seis aparelhos com acesso à internet. Outro detalhe curiosos é que 21% dos brasileiros acham que poderão comprar smartphones indestrutíveis.

Preocupação com cibercrimes

Infelizmente, não são só os produtos que avançam. Em todo esse tempo em que as empresas de tecnologia apresentam soluções e produtos inovadores, os cibercriminosos desenvolvem técnicas de roubos cada vez mais sofisticadas. Por isso, 70% das pessoas temem os avanços dos crimes online. Entre as principais preocupações, estão o roubo de identidade e dinheiro (49%) e violação de privacidade (31%). Ofensas também continuarão sendo um problema. Para 77% dos brasileiros entrevistados, o avanço das redes sociais também significam ataques de ciberbullying.

Mais alternativas de segurança

Do outro lado da balança, conforme o estudo, os novos dispositivos móveis serão mais seguros. Por exemplo, esqueça o desbloqueio dos aparelhos por senha. Em 2025, a maioria das pessoas acreditam em outros recursos para ativar a tela dos dispositivos, como escaneamento de íris (37%), impressão digital (31%) ou ativação por voz (20%). Para 32%, os pagamentos online serão feitos pela impressão digital. Já para acessar as informações do trabalho, 55% dos brasileiros imaginam que os dados só serão disponibilizados após reconhecimento facial ou de voz.

Mudanças radicais no dia a dia

A tecnologia faz o homem mudar completamente o comportamento no seu dia a dia. Olha só, já é possível comprar tudo o que você precisa sem sair de casa, fugindo do trânsito e das filas nas lojas físicas. Em 2025, imagina-se que as novas tecnologias vão economizar tempo e esforço em diversas atividades. Por exemplo, 88% dos brasileiros imaginam que as geladeiras inteligentes serão capazes de detectar os alimentos que estão em falta e, assim, criarão uma lista de compras automaticamente. Para 80%, ficar esperando horas para ser atendido pelo médico será coisa do passado. Eles acreditam que a consulta será feita a distância.

Você se lembra que antes da chegada deste milênio, muitos apostavam na existência de carros voadores? É verdade que os automóveis evoluíram bastante, mas não a esse ponto. Agora, a aposta de 78% das pessoas é que haverá carros com piloto completamente automático.