Dicas e Curiosidades

ver todos

3 sinais de que um e-mail é falso

Postado em 20/07/2014

3 sinais de que um e-mail é falso

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Não é novidade para ninguém: quem tem uma conta de e-mail está sujeito a receber golpes ou tentativas pelo correio eletrônico.

Pode fazer o teste. Se você olhar agora mesmo para a sua caixa de entrada, é capaz de encontrar e-mails com mensagens do tipo “Comprovante em anexo”, “Oportunidade: ganhe muito dinheiro postando anúncios”, entre outras semelhantes.

É preciso ter cuidado. Por mais tentador que seja, esse tipo de mensagem costuma trazer golpes que estão esperando o seu clique para contaminar a sua máquina ou tentar convencer você a passar os seus dados bancários - e levar o seu dinheiro. Por isso vale ficar esperto. Leia as dicas abaixo para descobrir se um e-mail é falso e não caia nessa:

Não aceite ajuda e favores de desconhecidos

A frase acima serve tanto para a vida real quanto para o mundo online. Oras, por acaso alguém já parou você na rua para dar dinheiro sem você pedir e nem querer nada em troca? Então, na internet é a mesma coisa.

Mais cedo ou mais tarde, esses e-mails vão revelar ao que vieram realmente. Seja ao pedir seus dados bancários ou pedindo que você instale alguma coisa (ou baixe algum comprovante, etc). Não caia nessa. Simplesmente exclua o e-mail. Depois que o criminoso consegue pegar os dados necessários, eles conseguem "limpar" a sua conta.

Não seja bonzinho

As pessoas são iguais, na internet e na vida real. Ninguém vai oferecer para você uma herança gigantesca desde que você pague um valor menor. É super comum você receber um e-mail com uma história muito comovente e ficar emocionado. Mas tome cuidado e veja se tudo não se trata de um golpe para pedir ajuda - financeira, claro. Qualquer pessoa que forçar um pouco a imaginação é capaz de criar uma história impactante. As telas do cinema e as páginas de um livro estão aí para provar.

Então, prefira sempre ajudar alguma instituição séria que você conheça. E sempre duvide do que você está lendo nos e-mails.

Verificar remetentes

Na verdade, isso é a primeira coisa que você deve fazer antes de abrir um e-mail. Leia o endereço eletrônico de quem enviou a mensagem para você. Se for algum desconhecido, nem pense duas vezes e ignore totalmente. Às vezes, o e-mail pode ser de uma marca famosa ou do seu banco. Nessas horas, suspeite e faça a seguinte pergunta “por que estou recebendo essa mensagem?”. Entre em contato por telefone antes de clicar.

Por fim, é bom lembrar que existem golpes mais elaborados em que o criminoso consegue enviar uma mensagem com o endereço eletrônico de alguém da sua lista de contatos. Antes de fazer qualquer coisa errada, use o bom senso. Por exemplo, por que o seu pai iria pedir os seus dados financeiros por e-mail? A dica é a mesma do item acima: dê uma ligada e tire a dúvida. É melhor prevenir do que remediar.