Dicas e Curiosidades

ver todos

5 ataques perigosos nas redes sociais

Postado em 12/02/2014

5 ataques perigosos nas redes sociais

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

A Revista Time, recentemente, criou um aplicativo que calcula o tempo que cada usuário gastou no Facebook até o presente momento. Muitos resultados confirmaram o que já era de se esperar: tem gente que passa grande parte do seu tempo navegando na rede social. A soma dos minutos chega a resultar em dias e até em meses, no caso dos mais viciados.

Um estudo da empresa especializada E.Life, divulgado no ano passado, mostra que 98% dos brasileiros com acesso à internet visitam redes sociais. E, claro, no meio dessa multidão, existe também milhares de criminosos virtuais. Eles agem o tempo todo tentando capturar informações com os mais variados tipos de golpes.

De acordo com dados da empresa Stratecast, 22% dos usuários de redes sociais já caíram em alguma armadilha. A atenção nestes sites deve ser redobrada, porque mesmo postagens de pessoas conhecidas oferecem risco.

Quando o usuário vê algo publicado por alguém que está na sua lista de amigos, ele clica sem pensar duas vezes. E é aí que mora o perigo, pode ser uma cilada. E não é o amigo quem está sacaneando o outro, e sim criminosos virtuais que aproveitam esse laço de confiança para atacar.

Veja os golpes mais comuns nas redes sociais, e fuja deles!

Oferta imperdível

“Trabalhe em casa e ganhe um monte de dinheiro! Aproveite essa oportunidade e fique rico rapidamente!” Esta é uma das mentiras mais aplicadas. Um programa malicioso invade contas de pessoas reais e sai espalhando a falta promessa. De quebra, ainda marca um monte de amigos na publicação.

Ignore estas mensagens e não clique no link. Avise imediatamente o seu amigo que a conta dele pode estar comprometida.

Jogos e testes

Testes como: “Descubra que personagem da novela você é?” ou “Calcule a sua idade real” podem ser apenas um disfarce para um programa malicioso.

Se for participar de um jogo deste tipo, fique atento para as permissões exigidas. Jamais aceite liberar informações pessoais ou dos seus amigos. E verifique, antes de entrar na brincadeira, se a empresa que produziu o aplicativo é confiável.

Notícias falsas

O post diz que um inacreditável monstro apavorou um vilarejo na Islândia. Além do link para a suposta notícia, tem também uma foto que lembra um Godzilla. Claro que um monte de gente fica curioso para saber do que se trata e clica.

Mas este link não passa de mais um tipo de golpe. No site para qual o usuário é direcionado, ao clicar na notícia, pode trazer arquivos contaminados para serem baixados. E no momento da curiosidade, o internauta baixa qualquer coisa. Muito cuidado com estas páginas.

Curtida perigosa

Os botões de compartilhamento de redes sociais estão presentes em milhares de sites. Com a ajuda deles, fica bem mais simples compartilhar links e notícias com os amigos. Por esta razão, criminosos virtuais criam páginas falsas, com botões igualmente fajutos. Ao clicar neles, o usuário baixa um programa e contamina o computador.

Extensões maliciosas

Assim como os smartphones contam com aplicativos para facilitar a navegação, alguns browsers, como o Chrome e o Firefox, também permitem extensões para otimizar a experiência do usuário nas redes sociais.

Mas existem versões destes aplicativos que são malwares disfarçados. Por isto, só baixe um complemento de uma loja oficial, e verifique antes as avaliações dos usuários que já experimentaram aquele programa.

Fique de olho nestes perigos e não os deixe atrapalhar sua diversão!