Dicas e Curiosidades

ver todos

5 dicas para navegar com segurança no Facebook

Postado em 04/02/2013

5 dicas para navegar com segurança no Facebook

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Ter uma rede social hoje é muito importante. Com ela é possível conversar com pessoas de qualquer lugar do mundo, acompanhar as notícias e tendências de suas marcas e portais favoritos, sem contar o fato de ser um passaporte para um novo emprego - atualmente algumas empresas acessam o perfil dos usuários antes de contratá-los.

Porém, sempre é necessário tomar alguns cuidados. Apesar de a rede ser um ótimo recurso é sempre bom garantir que suas informações não caiam em mãos erradas. Por isso, veja 5 dicas para navegar com mais segurança no Facebook:

1. Só adicione conhecidos
Aceitar qualquer pessoa que te adiciona não é bom. Nunca se sabe quais são as intenções deste indivíduo, portanto é melhor não criar amizade. Antes de adicionar qualquer um, verifique se a pessoa tem amizade com outros amigos seus e se ela é realmente confiável.

2. Proteja suas fotos
Permita apenas que seus amigos vejam suas fotografias e álbuns. O usuário pode até não aceitar a solicitação de uma pessoa, mas ela ainda pode ter acesso a suas fotos se não protegê-las. Também evite fotos sensuais e em alta resolução, elas podem ser usadas em montagens.

3. Não dê detalhes em seu perfil
Não precisa fazer da rede social seu diário. Não publique onde estuda, onde trabalha e nem onde mora. Também evite usar aplicativos que digam em que lugar o usuário esteve. Todas estas informações podem ser acessadas por qualquer um e uma pessoa mal intencionada pode usar isto contra o usuário.

4. Cuidado com as promoções
Apesar de muitas empresas utilizarem o Facebook para fazerem propaganda e também lançar promoções para seus seguidores, há algumas páginas falsas que só servem para roubar informações dos usuários. Quando for participar de uma promoção verifique se ela realmente é verdadeira. Se apresentar muitas perguntas e pedir muitos dados, não participe.

5. Confira se alguém usou seu perfil
O Facebook possui um histórico que apresenta todas as vezes que o usuário utilizou a plataforma. Para descobrir se alguém usou seu perfil basta ir até Configurações de privacidade > Segurança > Sessões ativas. Se as sessões batem com os dias e horários que acessou a rede então não se preocupe. Mas se alguma coisa estiver errada troque sua senha e continue a conferir o histórico.