Dicas e Curiosidades

ver todos

5 dicas para proteger seus dados contra perdas e roubos

Postado em 01/08/2013

5 dicas para proteger seus dados contra perdas e roubos

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O que você faria se perdesse todas as fotos, vídeos, músicas e arquivos armazenados em seu computador? Deu até um frio na barriga só de pensar?

De acordo com uma pesquisa da McAfee, os dados armazenados em celulares, tablets e notebooks de cada pessoa valem mais de 92 mil reais, segundo estimativa dos próprios usuários.

Mesmo assim, eles não os protegem: 68% não têm nenhum tipo de software de segurança no celular e 81% não protegem seus tablets.

Assustador, não é? Então não perca tempo e proteja já seus dados contra perdas e roubos:

Fique de olho em seus pertences

Parece óbvio, mas esquecer o celular em táxis e mesas de restaurantes não é tão raro assim. Não se desgrude de seus aparelhos, principalmente quando estiver em locais públicos.

Use senhas seguras e pouco óbvias

Proteja seus aparelhos com senhas < Como criar uma senha segura>. Se eles caírem em mãos erradas, isso pode dificultar o acesso imediato às informações. Tente escolher uma combinação improvável, difícil de ser adivinhada por terceiros. Se preferir, utilize um gerador automático de senhas, como o LastPass.

Faça backups de vários tipos e de tempos em tempos

Muita gente só se lembra de fazer o backup após perder dados importantes. O ideal é sempre fazer cópias de segurança de tempos em tempos – se possível, de todos os seus arquivos. Eles podem ser salvos em CDs, DVDs, HDs secundários ou externos, pen drives e também na internet. O UOL Backup facilita sua vida, automatizando esse processo.

Bloqueie e rastreie o aparelho

Alguns smartphones e tablets contam com sistemas de bloqueio e monitoramento remoto. Isso significa que, em caso de perda ou roubo, você consegue apagar todos os dados a distância e rastrear fisicamente o dispositivo. O serviço Encontre meu iPhone, da Apple, é um exemplo.

Mas nada de bancar o valentão. Se localizar o aparelho, vá até a delegacia, faça um boletim de ocorrência e peça ajuda da Polícia para ir atrás dele.

Proteja seus dispositivos

Os mesmos cuidados que você toma com seu computador <10 dicas para proteger seu computador de vírus e invasões> valem para tablets e celulares – afinal, eles também estão na mira dos criminosos digitais . Não clique em links suspeitos, nunca forneça dados pessoais a estranhos, evite os sites e aplicativos maliciosos e instale um bom antivírus − o UOL Antivírus oferece proteção contra esses dispositivos.