Dicas e Curiosidades

ver todos

5 aplicativos Android para ocultar fotos e arquivos

Postado em 27/09/2017

5 aplicativos Android para ocultar fotos e arquivos

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Ainda que você seja a pessoa mais cuidadosa do mundo com o seu celular ou tablet, é impossível garantir que ele estará sempre 100% protegido. Outras pessoas podem precisar utilizá-lo, você pode perder o aparelho ou, até mesmo, ser furtado. E aí é melhor que seus arquivos, fotos, vídeos e qualquer outro tipo de informação que você não queira compartilhar estejam fora do alcance de terceiros.

Para garantir que isso aconteça, contar com a ajuda de aplicativos de proteção aos seus arquivos pode ser uma boa ideia. Confira alguns que vão fazer esse trabalho para você:

Hide Photo

Extremamente fácil de usar, o aplicativo bloqueia conteúdos por meio do uso de um código PIN. Ele ainda permite que o usuário remova fotos e vídeos da Galeria do Android para uma espécie de “cofre” em forma de pasta, além de esconder o próprio ícone do app para que ninguém saiba que você está ocultando alguma informação.

Com o Hide Foto também é possível que o usuário cadastre um e-mail de segurança para recuperar os dados.

Gallery Vault

Esse aplicativo oferece quase as mesmas funcionalidades do Hide Foto, incluindo a possibilidade de rodar de forma invisível. No entanto, há um diferencial: os conteúdos do Cartão SD também podem ser protegidos.

Apenas esteja atento ao fato de que ele funciona somente para ocultar fotos e vídeos, de forma que você pode precisar de outro app para proteger os demais arquivos.

File Hide Expert

Com mais funcionalidades que os dois anteriores, o File Hide Expert permite ao usuário ocultar qualquer tipo de arquivo, independentemente da extensão. E funciona a partir do cadastro de uma senha, por meio de uma interface bastante intuitiva. Pode ser uma opção bastante útil para quem não quer ocupar espaço com diversos apps de ocultação de dados.

Por outro lado, a aplicação apresentou alguns bugs para usuários que tentaram ocultar fotos salvas no Cartão SD. É bom se atentar a isso.

>> Aproveite e leia 5 aplicativos que ajudam a localizar seu Android roubado

Video Locker

Como o próprio nome revela, o aplicativo funciona apenas para ocultar vídeos. Ele pode ser utilizado por meio da definição de uma senha de quatro a oito dígitos. As vantagens dessa ferramenta são as formas de ocultação dos clipes: acessando a ferramenta entre as opções de compartilhamento ou manualmente.

Só existe uma pequena falha no funcionamento do aplicativo: caso o Video Locker estiver aberto e você bloquear a tela, após o desbloqueio ele não pedirá o código novamente.

Prot-On

Esse app também protege fotos e documentos, mas não serve apenas para guardar os documentos do Android via senha. Na verdade, ele trabalha por intermédio de um gerenciador de permissões que exibe o conteúdo online apenas para pessoas autorizadas.

Faça mais por sua privacidade

Como você viu acima, a maioria dos aplicativos para ocultar arquivos solicita uma senha de acesso. Então, é fundamental que você defina uma senha muito segura para não correr o risco de alguém entrar nesses aplicativos e deparar com um monte de dados que você deseja ocultar. Portanto, nada de datas de aniversário e sequências numéricas óbvias, hein!

Você também não pode se esquecer que os smartphones e tablets estão sendo muito visados pelos criminosos digitais. Existe uma série de aplicativos maliciosos e golpes digitais para roubar dados de usuários móveis. Portanto, todo cuidado é pouco: instale o UOL Segurança Digital em seu dispositivo e fique livre de ataques virtuais.