Dicas e Curiosidades

ver todos

5 aplicativos que podem ajudar a localizar seu Android roubado

Postado em 12/12/2016

5 aplicativos que podem ajudar a localizar seu Android roubado

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Tem poucas coisas tão ruins na vida digital quanto perder ou ter seu smartphone ou tablet roubado. Além do dinheiro perdido com o aparelho que sumiu, você ainda pode ter mais prejuízos com todas as informações pessoais armazenadas e que podem ser usadas contra você.

E, no Brasil, ter smartphone roubado é algo muito comum. Segundo dados do Ministério da Justiça, mais de 1 milhão de celulares são roubados por ano no Brasil. E isso são só os aparelhos roubados, já que o número de perdidos aumenta ainda mais a conta (mas ninguém tem uma estimativa disso).

Mas, antes de ficar desesperado, a tecnologia pode ajudar nesse momento (ou um pouco antes). Aplicativos de localização podem salvar o seu querido aparelho. Listamos, abaixo, 5 deles que podem ser úteis para os usuários de Android:

UOL Segurança Digital

Além de proteger seu smartphone Android das ameaças móveis, o UOL Segurança Digital possui uma série de recursos que ajudam a localizar o aparelho roubado ou perdido.

O primeiro deles rastreia o dispositivo por até 6 horas, mapeando o percurso. Por meio de um comando via SMS, o aplicativo aciona um alarme sonoro para ajudar na localização. Para identificar o criminoso que ficou com o seu celular, existe o recurso Capture Cam. Remotamente, você envia um comando para o smartphone tirar uma fotografia silenciosa. Se a pessoa que ficou com o celular estiver mexendo nele, você recebe uma foto do rosto dela por e-mail.

Por último, caso seja impossível recuperar fisicamente o aparelho, o UOL Segurança Digital ainda permite que você, a distância, bloqueie o aparelho e faça o backup dos dados. Assim, ao menos você evita que o criminoso use suas informações para tirar vantagens em outras situações.

Where’s My Droid

Sabendo que os smartphones possuem a tecnologia de geolocalização, os criminosos costumam desativar o GPS dos aparelhos roubados. Nesse sentido, o aplicativo Where’s My Droid permite que você envie uma mensagem de texto para o seu celular para acionar o toque dele. Pouco tempo depois, você recebe outro SMS com as coordenadas GPS do smartphone roubado.

Na versão paga do aplicativo, é possível, ainda, tirar fotos silenciosas do assaltante, bloquear o aparelho e apagar aplicativos que contêm informações comprometedoras. O aplicativo está disponível na Google Play.

Plan B

Se você não teve tempo para instalar um aplicativo de localização antes de perder ou ter seu smartphone roubado, saiba que ainda há chances de recuperá-lo. Isso porque é possível instalar, a distância, o Plan B, aplicativo que está disponível na Google Play.

A ferramenta tenta localizar o aparelho perdido usando a geolocalização dele. A cada dez minutos, o Plan B envia coordenadas aproximadas do smartphone para o seu e-mail.

Gerenciador de dispositivo Android

Desenvolvido pelo próprio Google, o Gerenciador de dispositivo Android utiliza o GPS e o Google Maps de seu aparelho para localizá-lo. Você consegue acompanhar a busca pelo dispositivo pelo computador.

Quanto à segurança de suas informações, o aplicativo limpa todos os dados armazenados no aparelho. Você pode, ainda, redefinir a senha da tela de bloqueio.

Localizador de Família Life360

Com este aplicativo, você cria um círculo de amigos e familiares. Assim, quando você achar necessário, é possível compartilhar a localização de seu smartphone com todos os membros.

Em caso de perda ou roubo, você pode acionar o comando “Pânico”. Este recurso avisa todo mundo do seu círculo que o seu smartphone foi perdido, além de enviar a localização aproximada do aparelho. Assim, quem estiver mais próximo do local pode ajudar na recuperação do dispositivo.