Dicas e Curiosidades

ver todos

5 atitudes para você começar 2018 mais protegido na internet

Postado em 27/12/2017

5 atitudes para você começar 2018 mais protegido na internet

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

É cada vez mais comum ver notícias de roubo e vazamento de dados, infecção de sistemas e uma infinidade de casos assustadores. Por isso, a privacidade online deveria ser uma das principais preocupações de todo e qualquer usuário de internet nos dias atuais.

Diante desse cenário, que tal aproveitar o início do ano para melhorar suas habilidades de proteção online e iniciar 2018 mais protegido digitalmente?

A seguir, listamos 5 atitudes essenciais para você que quer manter seus dados em segurança no próximo ano. Confira:

Instale um antivírus de qualidade!

Lembre-se que você está conectado a inúmeras redes e que diversas informações pessoais estão salvas nestas ferramentas. Mantê-las protegidas é o mínimo de segurança esperado.

Não importa se você está tratando da segurança do seu computador, celular ou tablet. Um antivírus de qualidade é essencial em qualquer um dos seus dispositivos. Com ele, você pode prevenir diversas situações desagradáveis, como o download de arquivos infectados, o baixo desempenho do seu dispositivo e até mesmo o roubo de dados salvos na máquina.

Multiplataforma, o UOL Segurança Digital é a solução certa para todos os seus dispositivos. Com uma única assinatura você protege seu computador, smartphone e tablet das mais variadas ameaças virtuais.

Cuide da qualidade de suas senhas!

Combinações fracas, que utilizem apenas letras ou sequências numéricas, deixam você vulnerável a boa parte dos ataques. Por isso, é essencial rever as suas senhas e pensar em combinações um pouco mais complexas para garantir a sua segurança. De modo geral, uma senha segura deve ter, no mínimo, 8 caracteres que misturem letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais.

Outra dica muito importante: evite usar a mesma senha para todos os seus acessos! Sabemos que pode ser incrivelmente difícil lembrar de uma quantidade enorme de senhas complexas e cheias de combinações, no entanto, para resolver esse problema, você pode recorrer a um gerenciador de senhas gratuito.

Evite redes Wi-Fi abertas!

Por mais segura que uma rede possa parecer, nunca se sabe quem pode estar utilizando esse recurso de forma suspeita. Inclusive, para criar redes similares a essas gratuitas tudo o que um cibercriminoso precisa é de um notebook e um adaptador Wi-Fi.

Em outras palavras, como garantir que a rede que você está utilizando não é uma forma de interceptar logins e senhas de usuários que simplesmente estão tentando passar um tempo enquanto tomam um café?

>> Veja também Como proteger seus dados em pontos com Wi-Fi público

Diante dessa dúvida, prefira contar com a segurança de seu acesso pessoal, principalmente quando for acessar serviços mais sensíveis, como o internet banking. Isso certamente vai mantê-lo mais protegido.

Cuidado com os anúncios!

Essas propagandas que surgem a todo momento na sua tela não são apenas irritantes, mas podem também ser perigosas para você! Isso porque boa parte delas adiciona monitoramento ao seu navegador, removendo parte da sua privacidade.

Por isso, instalar um bloqueador de anúncios de confiança pode garantir que você tenha uma navegação mais tranquila e segura. Essa ferramenta pode evitar contatos indesejados e invasivos para você e sua família.

Não baixe softwares e aplicativos de fontes desconhecidas!

Por mais interessante, atraente ou seguro que um site ou loja de aplicativos pareça, não se iluda! Somente baixe programas e apps de fontes confiáveis e oficiais, como a Google Play e a App Store. E, mesmo nessas lojas, preocupe-se em identificar o fornecedor do aplicativo e do software.

>> Aproveite e leia O que você deve fazer antes de baixar aplicativos no Android com segurança

Esse é o método mais seguro de evitar downloads de arquivos maliciosos, que podem prejudicar o funcionamento de seu aparelho e gerar roubo de dados.