Dicas e Curiosidades

ver todos

5 truques para manter sua segurança e privacidade no WhatsApp

Postado em 03/05/2017

5 truques para manter sua segurança e privacidade no WhatsApp

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Ao acordar, provavelmente, você abre o WhatsApp para responder às mensagens de bom dia do grupo da sua família, enviar as novidades para seus amigos e ler os avisos do seu chefe. E o aplicativo se mantém ativo durante o dia todo.

De acordo com pesquisa do Mobile Ecosystem Forum (MEF), 76% dos usuários brasileiros móveis utilizam regularmente o mensageiro. Isso coloca o Brasil como o segundo país que mais usa o aplicativo no mundo, atrás apenas da África do Sul.

Até aqui, nenhum problema. Acontece que muitas pessoas compartilham vídeos, fotos, dados sensíveis e até a geolocalização pelo WhatsApp. Ao acumular essa série de informações no aplicativo, uma pessoa mal-intencionada que tiver acesso ao seu smartphone pode visualizar todas as suas atividades. Uma grande dor de cabeça, não?

Por outro lado, uma das grandes vantagens do WhatsApp é que ele é um dos aplicativos de troca de mensagens que utilizam a criptografia de ponta a ponta como padrão. Na prática, isso significa que os detalhes das mensagens só ficam acessíveis para o remetente e o destinatário. Um criminoso digital até pode interceptar remotamente sua conversa, mas não conseguirá decifrar o conteúdo enviado.

Mesmo assim, você precisa tomar alguns cuidados para não expor sua vida pelo aplicativo. Nesse sentido, confira 5 truques para manter sua segurança e privacidade no WhatsApp:

Bloqueie o smartphone

Esse é o be-a-bá da segurança móvel, mas muitas pessoas ignoram. Basta aplicar uma senha de acesso ao aparelho. Aqui, dependendo do modelo do smartphone, ela pode ser numérica, por desenho padrão ou biométrica. Aí, caso você perca ou tenha seu smartphone roubado, a pessoa que tiver seu aparelho em mãos não conseguirá acessar suas conversas, uma vez que ela não terá a senha de acesso do aparelho.

Gerencie o WhatsApp Web com eficiência

Algumas pessoas não sabem, mas o WhatsApp tem uma versão web, ou seja, você pode acessar suas conversas e enviar mensagens diretamente de um computador, mesmo que seu smartphone não esteja por perto. Basta fazer o login usando um código QR.

Apesar da praticidade de utilizar o aplicativo de um computador, existem alguns riscos. Quando você compartilha ou usa um computador público, você pode se esquecer de fazer o log out do aplicativo. Aí, a pessoa que usar o computador na sequência terá acesso a todas as suas conversas e, pior, pode enviar mensagens em seu nome. Portanto, o ideal é que você só faça uso do WhatsApp Web a partir de sua própria máquina.

Restrinja o acesso de sua foto de perfil

Nas configurações de privacidade do WhatsApp, você pode restringir sua foto de perfil de modo que apenas os seus contatos possam visualizá-la. Isso é importante para evitar que desconhecidos usem sua imagem de forma indevida. Por exemplo, alguns golpistas roubam fotos de pessoas para criar perfis falsos nas redes sociais.

Tenha cuidado com grupos

Mesmo que você não queira, algum amigo te adiciona em um grupo no WhatsApp – seja para discutir futebol, política ou investimentos de mercado. O problema dos grupos é que há muitas pessoas que você não conhece participando também. Aí, se você não tomar cuidado, pode acabar compartilhando informações e arquivos sensíveis com algum desconhecido com más intenções.

Desconfie de promoções

Receber promoções pelo WhatsApp virou algo comum. Recentemente, um golpe envolvendo a empresa Kopenhagen enganou mais de 300 mil usuários em apenas 24 horas. Nesse sentido, antes de clicar nos links promocionais que você recebe no aplicativo, faça uma pesquisa nos canais oficiais da empresa para saber se a campanha é realmente verdadeira. Tenha sempre uma pulga atrás da orelha quando receber mensagens do tipo. Na maioria dos casos, trata-se de golpes!