Dicas e Curiosidades

ver todos

6 maneiras de economizar a bateria de seu smartphone

Postado em 24/10/2016

6 maneiras de economizar a bateria de seu smartphone

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quem nunca passou pela situação de desespero daqueles 5%? Você precisando mandar uma mensagem ou tirar uma foto e seu celular descarregando, descarregando…

Não é por menos que a pesquisa da empresa de marketing GMI afirma que 89% dos usuários móveis acham mais importante a bateria de longa duração do que a qualidade da câmera fotográfica, a velocidade do processador ou até mesmo a marca do aparelho.

O problema é que os aparelhos modernos consomem muita bateria por rodarem diversos aplicativos simultaneamente. Em média, os smartphones não aguentam ficar mais de dez horas distantes de uma fonte de energia.

Tem as ações básicas, como desligar o Wi-Fi e o Bluetooth, que já ajudam a economizar a bateria de seu smartphone, mas tem outros truques menos conhecidos. Quer saber quais são? Confira abaixo:

Para iPhone

1. Desabilitar atualização em segundo plano

Para economizar a bateria de seu iPhone, comece por desabilitar a atualização em segundo plano de alguns aplicativos. Dessa forma, os aplicativos menos usados só passam a funcionar quando houver alguma conexão Wi-Fi.

Para isso, basta ir ao menu de ajustes, selecionar a opção “Geral”. Lá, localize “Atualização em segundo plano” e desative os aplicativos para os quais não houver necessidade de sincronização de dados constante com a web.

2. Ativar o modo pouca energia

A própria Apple afirma que o modo pouca energia aumenta a duração da carga em até três horas. Toda vez que a bateria atinge 20%, o sistema sugere ao usuário ativar esse recurso de economia. Por outro lado, quando a carga ultrapassa os 80%, o recurso é desligado automaticamente.

Para Android

3. Desabilitar uso de internet móvel para alguns aplicativos

Muitos aplicativos, ao solicitarem acesso à internet, quando quiserem, acabam sincronizando dados na web, o que consome a bateria do smartphone.

Para resolver esse problema, basta instalar o aplicativo gratuito “Opera Max”. Ele oferece a aba “Gerenciar aplicativos”, que permite selecionar quais aplicativos vão ou não poder acessar a internet utilizando dados móveis.

Para ambos

4. Desligar o GPS

Outra dica é desligar o GPS, se não precisar usar aplicativos que necessitem da geolocalização para funcionar, como o Waze ou o Pokémon Go. Para isso, utilize um atalho que fica na barra superior do sistema operacional.

5. Diminuir o brilho da tela

Uma dica que vale para qualquer smartphone é não exagerar no brilho da tela. Ele consome muita bateria. Portanto, o ideal é sempre manter a tela o mais escura possível.

Apenas quando precisar ler alguma coisa no smartphone, aumente um pouco o brilho da tela. Quanto menos iluminação você usar, mais prolongado o tempo de sua bateria.

6. Ative o bloqueio automático mais rapidamente

Reduzir o tempo de inatividade mínimo para o bloqueio automático do aparelho entrar em ação também ajuda nessa empreitada. Nas versões mais recentes do iOS, o tempo mais baixo é de 30 segundos. Por sua vez, no Android dá para programar em 15 segundos o modo de repouso automático.

Não se esqueça de manter o seu aparelho sempre protegido, conheça as vantagens do UOL Segurança Digital.