Dicas e Curiosidades

ver todos

7 passos para baixar aplicativos Android e manter seu celular em segurança

Postado em 25/11/2014

7 passos para baixar aplicativos Android e manter seu celular em segurança

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O Android é o sistema operacional móveis mais utilizado no mercado, com mais de 1 bilhão de usuários no mundo. Claro que essa quantidade de impressionante de usuários acaba atraindo um grande número de gente mal intencionada, interessada apenas em roubar dados e invadir o seu dispositivo.

Todos os dias, se aproveitando da versatilidade oferecida pelo sistema operacional, cibercriminosos instalam novos programas com códigos maliciosos na Play Store do Google, principal loja de apps do sistema. Assim, o usuário comum fica exposto ao risco a todo o momento.

Em pesquisa divulgada no início do ano, a empresa de segurança online Kaspersky aponta que o número de malwares criados para Android é dez vezes maior do que o número de aplicativos reais na loja, o que aumenta exponencialmente a chance de ser atacado.

Mas felizmente é possível se proteger do risco! Para isso, basta manter alguns hábitos simples como estes a seguir:

Conhecendo os malwares

A palavra tem origem na expressão do inglês “malicious software”, ou seja, aplicativos criados para se infiltrar de maneira ilícita em sistemas operacionais, danificando e roubando informações dos usuários e estendendo suas ações para outros programas e/ou dispositivos. E não é só isso! Os aplicativos com código malicioso também podem gastar seus créditos, além de enviar mensagens sem a sua permissão, causar conflitos em outros programas e até mesmo diminuir a vida útil de seus aparelhos, uma vez que geram aumento no consumo de energia da bateria.

Busque opiniões de outros usuários

Os comentários dos usuários que já fizeram o download do aplicativo são a primeira fonte de pesquisa que você deve consultar. Além de permitir que você observe a média de avaliação, o quadro de comentários ajuda a conhecer mais sobre os apps a partir das descrições, elogios e reclamações de outros usuários. E não se esqueça: ao buscar opiniões alheias, mantenha-se atento especialmente a queixas de problemas ou atividades suspeitas. Depois, aproveite para pesquisar na internet sobre o aplicativo. Se é algo muito novo ou se tem muitas opiniões contrárias, é melhor evitar.

Fique atento às avaliações

Outro recurso importante é o número de pessoas que avaliaram o aplicativo. Esse número fica ao lado do ícone do app. Ao procurar por ele, tenha em mente que, quanto mais avaliações um programa tiver, mais chances de ser uma aplicação confiável.

Desenvolvedores conhecidos

Talvez esse não pareça um parâmetro tão confiável, mas fique certo: quanto mais conhecidos forem os desenvolvedores dos aplicativos, mais chances de se tratar de um programa seguro. Para sanar essas dúvidas, você pode fazer uma busca rápida de outros aplicativos desenvolvidos pela mesma empresa na própria Play Store.

Permissões de acesso

Depois da instalação, você deverá verificar quais funções do aparelho o aplicativo terá permissão para usar. Antes de aceitar tudo que está proposto ali, analise se as funções solicitadas pelo aplicativo condizem com as suas atividades. E sempre desconfie de acessos que excedam a finalidade do programa instalado.

Proteja seu aparelho periodicamente

Com tantos aplicativos maliciosos rondando a Play Store, é essencial adquirir um anti-malware. O software terá a mesma função que desempenha em um PC, avaliando todo o telefone e identificando programas suspeitos. Escolha um anti-malware que não sobrecarregue o funcionamento do seu aparelho.

Mantenha seu sistema operacional atualizado

O Google trabalha frequentemente para disponibilizar melhores técnicas de segurança em seu sistema operacional. Por isso, uma das maneiras mais simples e eficientes de manter o seu Android em segurança é realizar as atualizações do sistema.