Dicas e Curiosidades

ver todos

Adwares para Android podem danificar seu aparelho

Postado em 24/04/2017

Adwares para Android podem danificar seu aparelho

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Uma das coisas que mais irritam os usuários de desktop são as malditas janelas de propagandas que insistem em aparecer durante a navegação. E parece que essa nada agradável tendência chegou aos dispositivos móveis. Mais precisamente ao Android.

De acordo com último relatório da Kaspersky Lab sobre ameaças no Android, 16 das 20 pragas mais populares no sistema operacional são da categoria “cavalo de Troia de publicidade”. Basicamente, os adwares – ou simplesmente “vírus de propaganda” – exibem uma série de propagandas durante a navegação.

Em muitas ocasiões, eles substituem as propagandas que deveriam aparecer nos sites. Mesmo se o usuário usar programas que bloqueiam anúncios, como adblocks, as janelas de publicidade continuam aparecendo em todo canto. Como os criminosos digitais ganham dinheiro a cada veiculação do anúncio ou por clique nele, trata-se de uma maneira de ganhar dinheiro rápida e fácil.

Um anúncio atrás do outro atrapalha – e irrita – demais a experiência do usuário que precisa fechar todas as janelas para continuar a navegação. Mas existem adwares que são muito mais perigosos do que isso. Veja como os vírus de propaganda podem danificar seu aparelho Android:

Sem restauração

Alguns adwares para Android são capazes de infectar a imagem de recuperação do aparelho. Na prática, isso significa que você não conseguirá mais formatar seu smartphone Android.

Compras indevidas de aplicativos

Quando a gente fala que é fundamental atualizar o sistema operacional do seu celular, não é brincadeira. Existem vírus de propaganda capazes de explorar vulnerabilidades de aparelhos Android desatualizados e ter controle total sobre eles remotamente. Entre outras ações criminosas, o vírus consegue realizar compras indevidas de aplicativos na Google Play, loja oficial do Android.

Fique livre dos adwares

O primeiro passo para se ver distante dos vírus de propaganda é atualizar o sistema operacional do seu celular. Veja aqui como descobrir a versão do seu Android para atualizá-la. Essa medida corrige diversas vulnerabilidades que já são exploradas por criminosos digitais.

No entanto, você ainda pode infectar seu aparelho instalando algum aplicativo malicioso. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de fazer download de programas, mesmo na Google Play. Muitas pragas virtuais se disfarçam de aplicativos populares e driblam os filtros de segurança da loja oficial do Android.

Portanto, para manter seu smartphone realmente seguro, a melhor alternativa é instalar um antivírus completo e atualizado. Uma sugestão é o UOL Segurança Digital, que elimina as pragas virtuais escondidas no aparelho, além de fazer um alerta quando um aplicativo da Google Play é perigoso.