Dicas e Curiosidades

ver todos

Android 7.0 Nougat: por que atualizar (ou não) o seu sistema operacional para esta versão

Postado em 05/06/2017

Android 7.0 Nougat: por que atualizar (ou não) o seu sistema operacional para esta versão

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Manter o Android atualizado ajuda a melhorar o desempenho do seu aparelho. Isso sem falar que, a cada nova versão, o sistema operacional corrige algumas vulnerabilidades, deixando seu dispositivo mais seguro.

Conhecido como Android Nougat, a versão mais recente do sistema operacional foi lançada em setembro do ano passado. Apesar de não ser tão novo assim, a sétima edição do robozinho só foi liberada para a maioria dos modelos de smartphone há pouco tempo.

Nesse sentido, resolvemos apresentar as principais novidades do Android Nougat para que você decida se vale a pena ou não atualizar seu sistema operacional para essa versão. Confira:

Configurações rápidas

Na tela inicial, você pode deslizar o dedo para abrir uma pequena barra de configurações. Com um simples toque, é possível ativar ou desativar alguns comandos, como modo avião, lanterna, Wi-Fi, bluetooth, dados móveis e por aí vai. Aqui, o mais legal é que você pode editar como esses comandos serão apresentados na tela, inclusive, removendo e adicionando alguns botões.

Notificações inteligentes

A interface das notificações também está de cara nova. Agora, elas podem ser empilhadas, o que diminui a poluição visual na tela. Além disso, o usuário tem a opção de responder a uma mensagem a partir da própria notificação na tela de bloqueio. Em outras palavras, ele não precisa mais perder tempo abrindo o aplicativo.

Outra novidade tem a ver com a privacidade. Você pode definir entre seis níveis de notificação. Se você não quer que ninguém saiba quando você recebe um snap, por exemplo, pode configurar as notificações do aplicativo como bloqueadas. Desse modo, ele nunca dará um alerta. O modo urgente é o mais invasivo. Ele mostra a notificação no topo da lista, com exibições e sons parcialmente.

Modo Doze: bateria por mais tempo

Uma reclamação constante dos usuários é a duração da bateria nos smartphones. Introduzido no Android 6.0, o Modo Doze impede que aplicativos em segundo plano consumam sua bateria e seu plano de dados. Como o recurso deu certo, os desenvolvedores ampliaram a funcionalidade para que funcione, também, enquanto você estiver navegando pela internet.

Mais segurança

O Android Nougat traz benefícios que vão além da usabilidade. Ele acrescenta uma camada extra de segurança graças a um recurso de encriptação nativa no sistema operacional.

A nova versão do robozinho também promete aumentar a segurança dos serviços do Google. Na Play Store, por exemplo, os filtros de segurança estão mais “exigentes” para garantir que apenas aplicativos seguros e legítimos fiquem disponíveis na loja.

Quanto à navegação web, o Google Chrome também ganhou novos recursos de segurança. Ao acessar um site, o browser fará uma análise prévia apontando se a página apresenta algum risco para o usuário.

Ainda assim, vale ressaltar que, embora esteja mais difícil, aplicativos maliciosos podem, sim, se alojar na Google Play. Só uma solução que alerte que o app é inseguro pode te deixar realmente protegido. O UOL Segurança Digital possui essa funcionalidade.