Dicas e Curiosidades

ver todos

Android tem 95,5% do mercado de
smartphones no Brasil

Postado em 28/12/2016

Android tem 95,5% do mercado de smartphones no Brasil

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Com oferta de preços e modelos dos mais variados fabricantes, os smartphones Android dominam o mercado mundial. No Brasil, a história não é diferente. De acordo com relatório da consultoria IDC, cerca de 95,5% dos 11,1 milhões de smartphones vendidos no país, no último trimestre, rodam o sistema operacional do Google. O restante, pouco menos de 5%, são iPhones.

Mas o que isso significa para a segurança virtual dos usuários? Muita coisa. Como há milhões de pessoas usando Android o tempo todo, o sistema operacional é o alvo preferido dos criminosos digitais. Então, eles concentram seus esforços para encontrar vulnerabilidades e desenvolver aplicativos maliciosos exclusivos para o sistema operacional.

Mesmo que o Google tenha certo controle de segurança sobre os aplicativos oferecidos na Google Play, muitos criminosos conseguem introduzir versões maliciosas de aplicativos na loja oficial. E os aparelhos Android têm mais uma agravante, já que os usuários podem baixar apps de lojas não oficiais, onde se encontra a maioria dos apps maliciosos.

Diante desse cenário, não é de estranhar que o Android concentre cerca de 97% dos ataques móveis, segundo dados da F-Secure. Por sua vez, a Symantec afirma que, em média, 1 em cada 5 aplicativos para Android é um malware disfarçado.

Proteja seu Android!

Em sua maioria, os aplicativos maliciosos se encontram em lojas não oficiais. Então, como medida preventiva, só baixe programas da Play Store. Mas, como alertamos acima, ainda existem aplicativos falsos na loja oficial do Google.

Aqui vai outra recomendação: antes de fazer download de aplicativos, leia com atenção quem são os desenvolvedores e quais são as permissões solicitadas. Vale a pena perder alguns minutos para proteger o seu aparelho. Quanto a links que chegam por e-mail e pelas redes sociais de remetentes suspeitos, nem pense em abri-los, hein! Certamente é algum tipo de ataque.

Para não baixar mais nenhum programa malicioso no seu smartphone ou tablet, instale o antivírus do UOL Segurança Digital. Ele protege o seu dispositivo móvel das ameaças virtuais e, de quebra, tem soluções em caso de perda ou roubo, como backup dos dados a distância, além de mapear o percurso do aparelho durante 6 horas.