Dicas e Curiosidades

ver todos

Android supera Windows como sistema operacional mais usado do mundo. Você ainda acha que celular não precisa de antivírus?

Postado em 03/05/2017

Android supera Windows como sistema operacional mais usado do mundo. Você ainda acha que celular não precisa de antivírus?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Entre todos os computadores, smartphones e tablets, o Android é o sistema operacional mais usado do mundo, com 37,93% de participação ante 37,91% dos aparelhos Windows, segundo dados da ferramenta StatCounter.

Apesar de a vantagem ser ligeira, de apenas 0,002 ponto percentual, o fato é importante por ser a primeira vez, desde que foi lançado, que o software da Microsoft deixa a liderança.

Esses números ainda reforçam a popularização dos dispositivos móveis e, mais do que isso, indicam a chegada da Internet das Coisas. Em outras palavras, muitas pessoas não vão substituir os computadores por smartphones, mas passarão a usar os dois ou mais aparelhos. Segundo a consultoria Gartner, as pessoas terão, em média, quatro dispositivos em sua lista de gadgets pessoais no ano que vem.

Mais pessoas e dispositivos conectados também significa mais ameaças virtuais. Se antes os criminosos digitais só focavam suas ações em computadores, agora eles atiram para todos os lados: desde smartphones e tablets até roteadores e webcams.

Ataques se intensificam no Android

De acordo com o próprio Google, a base de usuários Android gira em torno de 1,4 bilhão. Com tanta gente usando o sistema operacional, ele se tornou o alvo preferido dos criminosos digitais. A Trend Micro, empresa de segurança digital, bloqueou mais de 65 milhões de ameaças móveis no ano passado, como ransomwares e trojans bancários.

Para completar, a empresa identificou, no ano passado, a presença de 19,2 milhões de programas maliciosos que se disfarçam de aplicativos legítimos para Android. Isso representa um avanço de 80% em relação aos 10,7 milhões do ano anterior. Aqui, vale frisar que a maioria dessas falsas aplicações está espalhada em lojas de terceiros. Mesmo assim, algumas conseguem se infiltrar na Google Play, loja oficial do Android.

Reforce sua segurança

Se diante de todos esses números você está convencido de que um smartphone realmente precisa de um antivírus, aqui vai uma sugestão: o UOL Segurança Digital é multiplataforma, ou seja, ele protege de 1 a 10 dispositivos. Isso inclui smartphones, tablets e computadores Windows e Mac.

Nos aparelhos Android, além de eliminar programas maliciosos do sistema, o UOL Segurança Digital identifica se um aplicativo da Google Play é perigoso antes mesmo de você realizar o download. Veja como é fácil instalar o software de segurança em seu aparelho Android.