Dicas e Curiosidades

ver todos

Anúncio em versão grátis do Spotify espalha vírus no computador

Postado em 12/12/2016

Anúncio em versão grátis do Spotify espalha vírus no computador

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Os serviços de streaming oferecem mais praticidade e, teoricamente, segurança aos usuários do que baixar arquivos de músicas e vídeos. Só que quem optou pela versão gratuita do Spotify pode ter entrado em uma fria, já que boa parte dos usuários do serviço foi infectada com vírus e programas maliciosos.

Segundo relatos publicados na comunidade oficial do serviço, o problema está na versão gratuita do serviço. Algumas das propagandas exibidas no app faziam com que o computador redirecionasse os usuários para sites não confiáveis, que os infectavam. A empresa assumiu o erro e afirmou que já resolveu a questão.

No entanto, muitos usuários continuam inseguros. E como essa preocupação é superválida, listamos algumas dicas úteis para evitar esses riscos, muitas vezes, invisíveis. Confira:

Cautela

Por mais óbvio que seja, muitas pessoas ainda clicam, mesmo que por acidente, em arquivos de remetentes desconhecidos. Evite esse risco a qualquer custo. Abrir e-mails ou documentos enviados por pessoas que você não conhece é uma das formas mais simples de infectar o seu computador.

Pendrive criptografado

Evite, sempre que possível, abrir seu pendrive em computadores públicos ou desconhecidos. Porém, caso seja extremamente necessário, lembre-se de criptografá-lo.

Tudo atualizado

Softwares, navegadores e sistemas operacionais desatualizados são sinônimo de vulnerabilidade. Portanto, mantenha os seus programas atualizados para que as defesas estejam sempre adequadas às novas modalidades de ataques.

Sites confiáveis

Evite baixar arquivos ou abrir anexos de sites pouco confiáveis. Ainda que a curiosidade seja grande – ou o arquivo pareça extremamente útil –, fuja de sites e lojas de aplicativos dos quais você nunca ouviu falar. Prefira páginas e serviços de download mais conhecidos.

Solução antivírus

Conte com um programa de antivírus de qualidade, como o do UOL Segurança Digital, e procure sempre realizar o escaneamento de um arquivo antes de instalá-lo no seu computador.

Por mais que as verificações periódicas sejam uma mão na roda, o intervalo entre uma e outra pode ser tempo o suficiente para que você seja prejudicado.