Dicas e Curiosidades

ver todos

Apple iOS 10.3: quais as novidades da atualização e por que você deve baixá-la já em seu aparelho!

Postado em 20/04/2017

Apple iOS 10.3: quais as novidades da atualização e por que você deve baixá-la já em seu aparelho!

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quem pensava que a Apple já tinha esgotado sua cota de inovação se enganou. O iOS 10.3, recente update do sistema operacional de iPhone e iPad, apresenta novidades significativas. Desde o dia 27 de março, a nova versão do iOS está disponível para todos os modelos iguais ou superiores aos iPhone 5 e iPad 4.

Além de corrigir uma série de brechas de segurança das versões anteriores, a atualização melhora o desempenho do aparelho, aumentando o espaço de memória e a velocidade dos aplicativos. Por isso, o ideal é que você já baixe a nova versão do sistema operacional.

Mas, antes, confira os detalhes das principais novidades da atualização e os cuidados que você deve ter antes de instalar o iOS 10.3:

Correção do “Bug do 911”

No fim do ano passado, um adolescente norte-americano descobriu e explorou uma brecha de segurança no sistema operacional. A falha permitia que um invasor acessasse aplicativos e fizesse ligações de um aparelho remotamente. Para provar essa vulnerabilidade, o adolescente divulgou um link em seu Twitter.

Quando os seguidores clicavam nele usando um iPhone, os celulares telefonavam automaticamente para o 911, ou seja, para o serviço emergencial dos Estados Unidos. Ao todo, 117 mil pessoas caíram nessa brincadeira.

Trabalhando em conjunto com desenvolvedores de aplicativos, a Apple corrigiu essa brecha de segurança. Quem já atualizou o sistema operacional para o iOS 10.3 está livre de sofrer com ataques do tipo.

Mais segurança e desempenho com o APFS

Outra novidade que chamou muito a atenção foi a mudança no sistema de arquivos da Apple (APFS – sigla em inglês). Essa nova estrutura organiza as informações armazenadas em quase todos os produtos de 64 bits da empresa. Isso inclui iPhones, iPads, Apple Watches e MacBooks.

Para o usuário final, a adoção do APFS proporciona mais segurança ao aparelho. Isso porque ele combina a criptografia nativa do sistema operacional com a proteção de dados individual de cada aparelho.

Como se não bastasse, a nova estrutura de armazenamento nos iPhones pode liberar até 8GB de memória no sistema. Mais para a frente, a economia deve melhorar ainda mais, uma vez que os desenvolvedores já conseguem otimizar seus aplicativos ao APFS. Na prática, isso torna o aparelho mais leve e, portanto, mais rápido.

O que fazer antes de instalar o iOS 10.3

Antes de iniciar a atualização, você deve realizar um backup completo de seus dados na nuvem. Você ainda pode manter uma cópia dos arquivos no iTunes ou em um dispositivo físico, como um cartão de memória. Essa medida garante que você não vai perder nenhum dado do seu aparelho durante o processo de atualização, por mínima que seja a possibilidade de algo dar errado.

Quanto ao update, existem dois caminhos para fazê-lo. O primeiro e mais comum é diretamente pelo dispositivo. Vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software. Se o seu aparelho for igual ou superior ao iPhone 5, o iOS 10.3 estará listado lá. Siga as instruções e aguarde alguns minutos para finalizar o processo.

Outra maneira de fazer a atualização é pelo iTunes no seu computador. Para tanto, conecte o dispositivo na máquina por um cabo USB e abra o software. Nisso, aparece uma mensagem avisando que o iOS 10.3 já está disponível.

Para deixar seu aparelho da Apple mais rápido, eficiente e seguro, faça já sua atualização!