Dicas e Curiosidades

ver todos

Aprenda a baixar softwares sem correr o risco de adquirir vírus

Postado em 26/06/2013

Aprenda a baixar softwares sem correr o risco de adquirir vírus

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Os downloads feitos pela internet são umas das principais portas de entrada dos vírus no computador. Isso inclui arquivos vindos em e-mails, músicas, vídeos, fotos e por aí vai.

E se você acha que os programas disponíveis na rede estão livres da contaminação pelas pragas, está enganado. Os softwares também podem servir como transporte para vírus. Mas para se proteger os vírus, não é preciso desconectar o computador da rede. Veja algumas dicas para baixar os softwares na web sem perigo.

Utilize um antivírus robusto
- Os softwares mais completos desse ramo possuem uma ferramenta especifica para downloads, que é capaz de vistoriar os arquivos baixados antes que eles possam infectar o computador, caso carreguem algum vírus.

Evite baixar os arquivos em sites suspeitos ou desconhecidos
- Na hora de fazer o download de um programa, dê preferências por portais de grandes marcas e conhecidos,

Link oficial
- Se não encontrar o que procura nos sites que são referência de downloads, uma boa opção é verificar se o fabricante do software possui um link para os usuários baixarem o programa em sua página oficial.

Use programas indicados
- Existem diversos softwares que desempenham a mesma função, com editores de texto e conversores de músicas. Por isso, evite usar programas paralelos ou desconhecidos. Uma boa saída nessa situação é procurar por comentários sobre os programas na internet antes de fazer o download.