Dicas e Curiosidades

ver todos

Aprenda a levar seu sistema no pendrive e acessar computadores públicos com segurança

Postado em 05/12/2016

Aprenda a levar seu sistema no pendrive e acessar computadores públicos com segurança

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Os sistemas de internet banking já somam 54% de todas as transações feitas no país, segundo a Febraban. Provavelmente, você já acessou o seu banco pela internet. Quem sabe, até aproveitou o tempo em que estava tomando um cafezinho e usando o computador do cibercafé para pagar suas contas! E é aí que mora o problema, na segurança!

Acessar esses serviços do jeito errado em computadores compartilhados pode deixá-lo em risco. Seus dados bancários podem ser roubados e, até mesmo, a sua conta invadida por criminosos.

Quer evitar que isso aconteça? É simples, tenha sempre o seu sistema operacional andando com você em um pendrive. Assim, você pode acessar seu internet banking (e qualquer outro site) de forma segura em locais públicos.

Os termos parecem complexos, mas a lógica é bem simples e tudo o que você vai precisar é de um pendrive de, pelo menos, 4 GB e seguir passo a passo abaixo:

1. Baixando os programas

O primeiro passo é ter em seu pendrive um programa que o transforme em um pequeno computador. O que usamos aqui neste tutorial é o UnetBootIn. Entre no link e escolha aquele de acordo com o sistema operacional da máquina que você está usando. No exemplo, aqui, vamos baixar para Windows.

Ao fim do download, transfira o arquivo para o pendrive (que já deve estar plugado no computador).

Agora, você precisa baixar, também, um programa ISO. Para o nosso exemplo, vamos usar o Zorin, que é um sistema Linux bem parecido com Windows. Assim, você não precisa aprender a mexer em um sistema novo.

Para facilitar a localização, no próximo passo crie um atalho para ele na área de trabalho do seu computador.

Feito? Vamos para os próximos passos e não se preocupe com as palavras desconhecidas, vamos explicar tudo direitinho.

2. Configurando o sistema no pendrive

Agora, volte ao UnetBootIn, já salvo no pendrive. Abra o programa e clique em “Imagem de disco”. Aí, então, procure pelo Zorin, aquele arquivo ISO que você acabou de salvar no computador, clicando no botão que tem três pontinhos.

Certifique-se de que a letra do destino corresponde ao local onde está conectado o pendrive e clique em OK. Agora, é só aguardar e, logo, você terá o seu sistema salvo no dispositivo.

3. Usando o seu pendrive

Esse pendrive, agora, está pronto para ser usado em qualquer computador compartilhado – desde uma lan house até a casa de um amigo ou na universidade.

Para isso, você precisa plugar o dispositvo e, então, iniciar o computador que você vai usar. Agora, antes de ele carregar, aperte a tecla DEL (ou F11, cada fabricante usa uma tecla) para abrir a BIOS do computador.

Nessa tela você precisa trocar a ordem de inicialização do computador (geralmente eles estão em inglês, busque pela opção boot priority). Então, alterne para o USB como prioridade.

As nomenclaturas mudam de acordo com cada máquina, então, se não aparecer a opção USB, procure por removable ou removível.

Feito isso, salve a mudança apertando o F10 e volte na tecla ESC. Assim, o computador vai iniciar rodando o sistema do pendrive, e não aquele que está acoplado em sua memória.

Pronto! É só acessar o banco e outros sites com segurança a partir qualquer computador conectado a esse pendrive.