Dicas e Curiosidades

ver todos

As principais farsas e boatos que circulam na internet. Fique atento!

Postado em 15/05/2017

As principais farsas e boatos que circulam na internet. Fique atento!

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quem nunca saiu compartilhando algo antes de ter certeza de que aquilo era verdade, ou acreditou em uma condição especial que parecia um sonho realizado, que atire a primeira pedra!

Vira e mexe surgem boatos e fraudes na internet que rapidamente ganham popularidade. Essas farsas recebem o nome de hoax.

Alguns são simplesmente histórias falsas ou mentiras contadas para aumentar o número de seguidores de uma página, mas outros podem carregar vírus e se tornarem um verdadeiro transtorno na vida de um usuário.

Para você nunca mais cair em um hoax, selecionamos os mais comuns e te contamos como identificar e fugir de deles!

Rede social fazendo caridade

Essa é antiga, mas muita gente ainda cai! Geralmente, trata-se de uma foto que ilustra uma história triste, como uma doença ou acidente que vitimou uma criança ou um idoso. O maior problema aqui é o pedido: “O Facebook vai doar 5 centavos para cada compartilhamento desta imagem”. E aqui você pode substituir Facebook por qualquer outra rede social ou empresa, viu?!

O fato é que nenhuma plataforma faz doações a instituições de caridade por causa de curtidas, compartilhamentos nem comentários. É mentira!

As intermináveis correntes

As correntes já existiam antes da internet e não dão sinal de que serão extintas tão cedo. Pelo menos não enquanto houver pessoas para criá-las e outras para disseminá-las. Elas podem aparecer no formato de imagem, texto ou vídeo, mas têm algo em comum: te obrigam a repassá-las para seus contatos.

Existem aquelas que ameaçam o destinatário, outras que prometem prosperidade, outras que, assim como no exemplo anterior, alegam estar colaborando para arrecadação de fundos, e por aí vai. Nenhuma delas é verdadeira!

Redes sociais que mudam de cor

Do Orkut ao Instagram praticamente todas as redes sociais já foram palco deste hoax que normalmente chega por mensagem direta. A proposta é simples, basta clicar em um link e você poderá escolher a cor do seu perfil.

Não parece algo tão atraente assim, mas muitas pessoas se empolgam com a possibilidade de escolher uma cor e são infectadas por um vírus que envia a mesma mensagem para todos os seus contatos. Por isso, se você receber essa proposta, nada de clicar, hein!

Publicações x Contrato

De tempos em tempos alguém descobre que concordou com termos que desconhecia e esse hoax vira uma epidemia nas redes sociais, sobretudo no Facebook.

Trata-se de um texto em que, teoricamente, o dono do perfil diz para a rede social na qual ele está publicando esse texto, que não autoriza que seu conteúdo seja utilizado para coletar dados para publicidade e mais um monte de afirmações que, infelizmente, não valem nada!

Cada usuário, no momento em que abriu sua conta, já concordou com todos os termos da rede social, sejam eles absurdos ou não. E fazer uma publicação com uma dúzia de frases feitas em nada muda essa situação.

Marcas que premiam mil seguidores

Essa farsa se popularizou muito no Instagram e é bastante recente. Alguém cria um perfil com nome de uma marca extremamente famosa e que tem um produto desejado, com um smartphone.

Na descrição do perfil consta algo mais ou menos assim: “Iremos premiar os mil primeiros seguidores com um smartphone X. Basta dar um print e compartilhar essa imagem.” Assim, as pessoas correm para seguir e compartilhar a ótima condição que a empresa está oferecendo.

O problema é que trata-se de mais uma mentira e nem o primeiro ou o último seguidor vão receber nada. A única pessoa que recebe é a dona do perfil, que ganha milhares de seguidores em alguns minutos.

Como driblar as fraudes

Dá para dizer que, de forma geral, a receita para não cair em um hoax ou uma dessas farsas é simplesmente fazer uma boa pesquisa e ter bom senso. Pare para pensar, será mesmo que só o simples fato de seguir uma das maiores marcas do mundo – que já tem milhares de seguidores – vai te fazer ganhar um celular que acabou de ser lançado? Ou será que colar um texto no seu mural te isenta daquilo que você já concordou ao utilizar uma rede social?

Boa parte dos hoax e outros fakes na internet surgem justamente do fato de os usuários não lerem os contratos e termos com os quais concordam diariamente. Ou, ainda, por saber que muita gente faz de tudo para conseguir alguma vantagem ou ganhar alguma coisa.

Por conta disso, lembre-se sempre de confirmar notícias e histórias antes de repassá-las para outras pessoas, leia bem os termos contratuais daquilo que utiliza – mesmo que seja para entretenimento – e sempre desconfie de links e condições que pareçam ser boas de mais para ser verdade.