Dicas e Curiosidades

ver todos

Ataque DDoS: entenda o problema que tirou diversos sites populares do ar

Postado em 12/12/2016

Ataque DDoS: entenda o problema que tirou diversos sites populares do ar

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Milhares de computadores, todos infectados e de várias partes do mundo, focaram-se em atacar uma série de sites importantes, acessando-os ao mesmo tempo até derrubar o servidor. Centenas de milhares de máquinas estavam envolvidas no ataque, que aconteceu em outubro deste ano e tirou do ar o Twitter, Spotify, Pinterest, Reddit e Airbnb. Esse foi um dos maiores ataques de DDoS já registrados.

Houve relatos, ainda, de usuários que encontraram instabilidade também nos serviços da Netflix, PayPal, eBay e Amazon. Mas isso está longe de significar que o DDoS só foca nos grandes. De acordo com a empresa Verisign, cerca de 50 milhões de ataques do tipo ocorrem todos os anos. Isso equivale a um ou dois ataques por segundo todos os dias.

O problema torna os servidores indisponíveis, sobrecarregando sua banda ou utilizando seus recursos até se esgotarem. Para que isso ocorra, os criminosos digitais enviam, simultaneamente, diversos pedidos a partir de vários pontos da internet ao mesmo servidor de nomes de domínio (DNS), nesse caso, o Dyn.

Esse “fogo cruzado” gera uma intensidade tão grande de solicitações que, na melhor das hipóteses, torna o serviço instável e, na pior, o torna indisponível.

Consequências para os usuários

Embora o prejuízo maior desses ataques seja para as empresas afetadas, eles prejudicam, também, os usuários da internet, uma vez que limita os seus acessos a uma grande diversidade de serviços.

Nesse ataque, por exemplo, embora não tenha sido quantificado exatamente os usuários afetados, estima-se que foram milhões, dada a popularidade de alguns dos endereços afetados.

Sem entender muito bem como e por que esse ataque ocorre, essa “queda” na internet deixou alguns usuários preocupados com sua privacidade e segurança de dados.

No entanto, não há razões para esquentar a cabeça nesse sentido. Os ataques DDoS não roubam dados, apenas derrubam o servidor.

Mas vale lembrar que, para ficar livre de preocupações relacionadas à segurança na web, é preciso contar com uma solução completa, como a do UOL Segurança Digital. Conheça, contrate e navegue tranquilo!