Dicas e Curiosidades

ver todos

Ataques a roteadores domésticos
se intensificam no Brasil

Postado em 28/12/2016

Ataques a roteadores domésticos se intensificam no Brasil

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Nem mesmo o equipamento responsável por conectar seus dispositivos à internet consegue escapar de pessoas mal-intencionadas. De acordo com a empresa de segurança digital ESET, uma média de 1,8 mil ataques a roteadores domésticos aconteceu no mundo, no último ano. Sem especificar dados para o Brasil, a empresa afirma que a maioria das invasões ocorre em nosso país.

Para conquistar o controle do equipamento, criminosos digitais espalham links e anúncios maliciosos nos navegadores mais populares, como Firefox, Chrome e Opera. Ao clicar em algum deles, o usuário é direcionado para uma página falsa que hospeda um script malicioso.

A partir daí, esse código começa a testar uma série de combinações de usuários e senhas para tomar o controle do roteador. Mas essas combinações não são aleatórias. O script se baseia nos nomes de usuário e senhas que são predefinidas na fábrica e que muita gente não troca, o que facilita o êxito da invasão.

Quando os golpistas tomam o controle do roteador, eles conseguem invadir todos os computadores da casa, além dos mais variados dispositivos da internet das coisas, desde computadores e tablets até Smart TVs e geladeiras inteligentes.

Mais do que isso, os criminosos podem modificar as configurações do equipamento sem ninguém perceber. Aí, ele altera o endereço DNS do roteador, fazendo com que a vítima navegue em uma rede fechada e cheia de sites perigosos, que são capazes de roubar dados pessoais e bancários.

Proteja seu roteador contra invasões

Em primeiro lugar, o usuário deve mudar a senha padrão de fábrica dos roteadores, uma vez que ela facilita bastante o trabalho dos criminosos. Para o criminoso, basta saber o modelo e a marca do equipamento para invadi-lo a distância.

Mas isso é só o começo. Os cuidados com a segurança do roteador vão muito além disso: revise todas as configurações; verifique se há atualizações do roteador (e o atualize!); desative a administração remota do equipamento; instale plugins nos navegadores que bloqueiam scripts

Por último, reforce a segurança de todos os seus aparelhos com o UOL Segurança Digital. Entre tantas funções, está a identificação de páginas falsas, impedindo que um usuário desativado as acesse e tenha seus computadores contaminados.