Dicas e Curiosidades

ver todos

Atenção fãs da Nintendo: emuladores falsos do Nintendo Switch podem expor seu PC

Postado em 20/06/2017

Atenção fãs da Nintendo: emuladores falsos do Nintendo Switch podem expor seu PC

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Mal foi lançado e o Nintendo Switch já é um sucesso de vendas. Para se ter uma ideia, o console híbrido se tornou o videogame mais vendido dos Estados Unidos com um mês de vida.

Por ser um lançamento, o preço é salgado para muitas pessoas que, por sua vez, buscam jogar os games do console nos computadores por meio de emulação. O problema: ainda não existem emuladores oficiais do Nintendo Switch.

Se, por acaso, você assistiu a vídeos no YouTube – e existem vários – que mostram o passo a passo para baixar um emulador do Nintendo Switch, fique sabendo que se trata de um golpe.

Na descrição dos vídeos, há links que direcionam o usuário para sites perigosos que solicitam algumas informações pessoais. Para piorar a situação, ao fazer o download de um emulador falso você pode instalar um vírus e, consequentemente, expor seu PC.

Emulador falso na Google Play

Usuários do Android que pretendem jogar títulos do Nintendo Switch em seus aparelhos também devem ficar atentos. Isso porque já foi encontrado pelo menos um aplicativo para Android que promete emular jogos do novo console da empresa japonesa.

No entanto, nesse caso, é muito fácil perceber que se trata de um aplicativo falso. Além de ter uma baixa avaliação, quem criou o app nem teve o trabalho de escrever o nome “Nintendo” de forma correta. O mais estranho nessa história é como um aplicativo falso – e mal feito – conseguiu ficar disponível na Google Play.

Proteja-se

Os apressadinhos que querem emular jogos do Nintendo Switch em seus computadores pessoais podem instalar vírus por bobeira. Aqui, a dica é comprar o próprio videogame. Quem não quer gastar tanto agora deve segurar a ansiedade e esperar o anúncio oficial de algum software.

Mas os golpes virtuais não se resumem a emuladores do Nintendo Switch. Criminosos digitais desenvolvem todo tipo de softwares e aplicativos maliciosos para enganar usuários menos cuidadosos.

Como é melhor prevenir do que remediar, instalar um antivírus completo evita que você baixe programas perigosos. O UOL Segurança Digital, por exemplo, indica se um software ou um aplicativo da Google Play é malicioso antes mesmo de você fazer o download.