Dicas e Curiosidades

ver todos

Boletos falsos são mais uma forma de contaminar computadores

Postado em 12/12/2017

Boletos falsos são mais uma forma de contaminar computadores

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Por conta da praticidade de emissão e de pagamento, os boletos bancários são muito populares no Brasil. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cerca de 3,6 bilhões de boletos são emitidos anualmente no Brasil.

Sabendo disso, criminosos digitais desenvolvem golpes virtuais que usam boletos falsos como isca para enganar usuários. Aliás, a empresa de segurança Palo Alto Networks fez um alerta de uma nova campanha maliciosa que está circulando no Brasil desde junho deste ano.

Ao todo, foram enviados mais de 260 mil e-mails com senso de urgência. Os títulos seguiam mais ou menos essa ideia “Envio de boleto – URGENTE”. Ao abrir a mensagem, o usuário se deparava com um link e um arquivo PDF anexo. Quando clica no link, ele é redirecionado para uma página maliciosa que instala um arquivo contaminado na máquina.

>> Aproveite e veja 4 sinais de que um arquivo pode estar infectado (e você não deve baixá-lo!)

Caso a vítima faça o download do arquivo, uma mensagem de erro aparece no computador, solicitando que ela clique em um novo link. Mais uma vez, ao clicar nele, o usuário instala uma praga em seu computador. De modo geral, o vírus dessa campanha só infecta o sistema operacional Windows.

Identifique páginas maliciosas

Não precisa ser nenhum especialista em informática para identificar páginas maliciosas. Basta instalar o UOL Segurança Digital.

Além de eliminar pragas virtuais escondidas em computadores, smartphones e tablets, o antivírus alerta o usuário quando ele acessa uma página potencialmente perigosa. Assim, há tempo de sair dela antes de ser infectado.