Dicas e Curiosidades

ver todos

Brasil é o país da América Latina que mais recebe ataques virtuais

Postado em 19/09/2017

Brasil é o país da América Latina que mais recebe ataques virtuais

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quando o assunto é ataques virtuais, o Brasil é o campeão na América Latina. De acordo com levantamento da empresa de segurança digital Kaspersky, o país concentra 53% de todas as tentativas de ataques virtuais na região. Não é só isso: 84% dos golpes têm origem no Brasil.

Quanto à América Latina como um todo, a empresa detectou 677 milhões de ameaças digitais entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2017, aproximadamente 33 ataques por segundo. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 398 milhões de ameaças, isso representa um avanço de 59% das ações maliciosas.

Aqui existem algumas explicações para esse crescimento. Graças à popularização de smartphones e computadores, bem como o barateamento da conexão à internet na América Latina, o número de alvos em potencial naturalmente aumentou. Como consequência, os criminosos digitais intensificam suas atividades ilícitas.

Os ataques são os mais variados possíveis: vão desde aplicativos falsos para smartphones e tablets até campanhas de phishing. Para fazer com que os usuários caiam em seus golpes, vale tudo. Ultimamente, houve propagação de páginas maliciosas falando sobre o furacão Irma, aplicativos falsos para saque do saldo inativo do FGTS e até promoção fake de máquina de Nespresso gratuita.

As vítimas que acessam essas páginas ou que baixam aplicativos do tipo acabam repassando suas informações pessoais para os criminosos digitais. Em muitas oportunidades incluem dados bancários.

Não seja a próxima vítima

Embora a maioria dos ataques ainda seja direcionada para computadores tradicionais, a empresa de segurança digital ressaltou que um foco crescente de criminosos digitais está nas pragas exclusivas para dispositivos móveis. Ou seja, se o aparelho acessa a internet, está se arriscando.

Compatível para computadores, smartphones e tablets, o UOL Segurança Digital pode ser a sua solução. Em tempo real, o software identifica códigos maliciosos escondidos em seus aparelhos e os remove automaticamente. Isso sem falar que ele faz um alerta quando você tenta baixar um aplicativo perigoso ou acessa uma página maliciosa.