Dicas e Curiosidades

ver todos

Brasil é uma das maiores vítimas do mundo de vírus de celular

Postado em 20/06/2017

Brasil é uma das maiores vítimas do mundo de vírus de celular

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Muito se engana quem acredita que os celulares estão livres de vírus. Somente no primeiro trimestre deste ano, a empresa de segurança digital Kaspersky identificou 1,333 milhão de ataques a smartphones no mundo.

E, infelizmente, o Brasil é uma das maiores vítimas dessa onda de infecções. Para ser mais preciso, o país ocupa a oitava colocação no ranking mundial de alvos de vírus de celular. À sua frente estão Rússia, Índia, Alemanha, Estados Unidos, Ucrânia, Indonésia e Irã. Fechando a lista das 10 maiores vítimas aparecem Inglaterra e Itália.

Na maioria dos casos, o aparelho celular sofre uma infecção quando o usuário baixa aplicativos de lojas não oficiais que, geralmente, vêm com malwares embutidos. Segundo o levantamento da empresa, os adwares são o vírus de celular mais comum no Brasil.

Basicamente, ele apresenta uma série de anúncios na tela do aparelho durante a navegação do usuário, induzindo-o ao clique. Isso porque o criminoso ganha uma pequena quantia de dinheiro a cada toque na propaganda. Outra variante do adware – também muito comum no Brasil – cadastra o aparelho do usuário em serviços de assinatura, descontando os créditos de celular sem que a vítima perceba.

Proteja o seu celular

Os criminosos digitais querem dinheiro fácil e rápido. Então, a lógica deles é: quanto mais celulares contaminados, melhor! Se adotar medidas para manter seu aparelho seguro, você dificulta o trabalho dos criminosos, que vão partir para outro alvo.

Portanto, não deixe de instalar um antivírus completo no seu celular. Uma sugestão, aqui, é o UOL Segurança Digital, que alerta sobre aplicativos maliciosos no Android e elimina qualquer tipo de vírus. De quebra, ele ainda protege o seu computador e tablet contra as maiores ameaças virtuais.

Por fim, procure fazer download de aplicativos somente em lojas oficiais, como Google Play (Android) e App Store (iPhone). Elas possuem filtros de segurança que barram a maioria dos aplicativos maliciosos.