Dicas e Curiosidades

ver todos

Celular tem vírus? Tem sim senhor!

Postado em 03/07/2013

Celular tem vírus? Tem sim senhor!

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Em 2004, foi descoberto o primeiro worm para celular. A praga, batizada de Cabir e originária das Filipinas, era disseminada pelo Bluetooth e descarregava toda a bateria dos aparelhos infectados. Lá atrás, o vírus de celular era um teste feito para provar que é, sim, possível hackear dispositivos móveis.

Agora, o que estamos testemunhando é a chegada de vírus que querem roubar os dados do usuário por meio dos smartphones.

Android, iOS da Apple ou Windows Phone: qualquer que seja o sistema operacional do seu smartphone, ele pode ser infectado. E como os smartphones estão cada vez mais poderosos e ajudando os usuários com várias tarefas, inclusive transações bancárias, é bom ficar de olho.

Para evitar transtornos, confira cinco passos para manter seu celular protegido:

1- Instale um software de segurança
Assim como seu computador precisa de um bom antivírus, o mesmo vale para o smartphone. Uma versão do UOL Antivírus, por exemplo, pode ser baixada e instalada no seu celular.

2- Habilite o bloqueio de tela automático
O recurso possibilita que as funções do seu celular fiquem bloqueadas após um determinado período de inatividade. Para que o usuário possa voltar à tela principal, é exigida uma senha. Isso evita que alguém mexa no seu aparelho quando ele fica esquecido na mesa do escritório ou qualquer outro ambiente público.

3- Escolha senhas de acesso com cuidado
É fundamental criar senhas seguras para que seus dados estejam de fato protegidos. Evite se basear em datas de aniversário ou optar por sequências numéricas como 1234. O ideal é fugir do óbvio.

4- Desligue o modo Bluetooth identificável
Configure seu aparelho para que o Bluetooth não seja detectado por outros telefones. Há muitos espertinhos que se aproveitam dessa tecnologia para enviar vírus aos desavisados.

5- Cuidado com o Wi-Fi
As redes sem fio são muito úteis, especialmente em áreas sem o 3G. Porém, tenha cuidado e não entre qualquer uma rede. Uma rede Wi-Fi mal intencionada pode instalar programas que roubam as suas senhas no celular.

E aí, seu celular está protegido? Não marque bobeira, tome todas essas providências já!