Dicas e Curiosidades

ver todos

Como gerenciar suas finanças online de maneira segura

Postado em 27/10/2014

Como gerenciar suas finanças online de maneira segura

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Hoje ninguém vive sem tecnologia. Há aplicativos e softwares para tudo nessa vida e o gerenciamento financeiro não é uma exceção. Não há mais motivos para você continuar usando o velho caderninho (ou simplesmente não usar nada) na hora de gerenciar o seu dinheiro.

Os aplicativos desse tipo (ou mesmo sites) são uma mão na roda e podem melhorar muito a sua vida e saúde financeira. Controlar os seus gastos tem se tornado cada vez mais rápido e prático.

Confira algumas ferramentas que podem ajudá-lo no controle financeiro:

Sites

A maioria dos sites que oferece o recurso de gerenciamento de finanças apresenta duas versões: uma gratuita, com as funcionalidades básicas, e uma paga, que oferece recursos mais avançados ao usuário. O ideal é que a versão gratuita seja testada antes, para que você se sinta confortável e seguro durante o uso do software.

Um desses sites é o Meu Dinheiro Web (www.meudinheiroweb.com.br) que permite o gerenciamento de finanças pessoais ou de uma empresa. Uma vez cadastrado, você realiza o lançamento de suas receitas e despesas com a frequência que desejar (diariamente, semanalmente ou até uma vez por mês). Por sua vez, o site te ajuda lembrando datas de pagamentos e recebimentos através de mensagens por e-mail.

Outro site que oferece recursos similares é o Minhas Economias (www.minhaseconomias.com.br), que permite a criação de categorias de gastos (supermercado, vestuário, lazer) e de formas de pagamento (dinheiro, cartão de crédito, cheque, a vista).

Além desses dois, outras opções disponíveis são o Bônus (www.bonusweb.com.br), o Sr. Dinheiro (www.srdinheiro.com.br) e o Gestor 24 Horas (www.gestor24horas.com.br). Neles, é possível criar planilhas de receitas e despesas, datas e formas de pagamento e outros recursos relacionados às suas finanças pessoais ou corporativas.

Aplicativos

Agora, se você precisa de um controle mais detalhado, os aplicativos para smartphones são uma excelente ideia. Eles podem ser verificados e alterados onde quer que você esteja, facilitando a inclusão de gastos diários, como aquele cafezinho depois do almoço. E, para sua segurança, sempre que entrar é preciso inserir uma senha evitando o acesso de outras pessoas.

São diversas as opções disponíveis. Uma delas é o Guia Bolso, que automatiza o controle do seu orçamento. Vinculado a uma ou mais contas bancárias (mas sem ter acesso às suas senhas), o app elenca os principais gastos e formas de pagamento e é atualizado automaticamente cada vez que há uma entrada ou saída de dinheiro em sua conta. Gratuito, o aplicativo está disponível para iOS e Android e também tem uma versão web.

Além dele, outras boas opções para o sistema operacional iOS são o Moni e o Toshi Finanças que possuem recursos de “alerta vermelho” para quando seu saldo atinge um nível preocupante.

Já para usuários do sistema Android, o Controle de Despesas permite a geração de gráficos que separam as despesas por categorias, podendo ser acessados posteriormente no computador, via Excel. E o Minhas Finanças, outra excelente opção, registra os gastos e ganhos em um calendário, o que permite que o usuário receba com antecedência notificações sobre pagamentos a serem realizados.