Dicas e Curiosidades

ver todos

Como se proteger de ataques de phishing

Postado em 04/05/2013

Como se proteger de ataques de phishing

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Existem diversas medidas que podem ser tomadas para minimizar as chances de sofrer um ataque de phishing. Dentre elas, estão alguns cuidados ao ler e-mails, além de tópicos de segurança na internet.

Cuidados ao ler e-mails:

-Verifique o remetente do email. Pense duas vezes antes de clicar em qualquer link no conteúdo da mensagem. Não acredite em ofertas milagrosas (do estilo "almoço grátis"). Tenha cuidado também com e-mails de um remetente conhecido. Caso o conteúdo do e-mail contiver arquivos, links para outras páginas ou imagens, verifique com o remetente a autenticidade da mensagem.

- Não baixe e nem execute arquivos não solicitados. Cavalos de tróia e outros programas que capturam senhas são “não solicitados”. Se alguém conhecido enviar um arquivo que você não pediu, verifique com a pessoa se ela realmente enviou o arquivo, e pergunte qual o conteúdo deste. Evite, ao máximo, executar programas que têm o nome do arquivo (a extensão) terminado em alguma dessas: .exe, .scr, .pif, .cmd, .com, .cpl, .bat, .vir entre outros. Eles podem ser, em alguns casos, maliciosos.

Tópicos de segurança na internet

- Certifique-se de ter um antivírus atualizado no seu computador. Programas antivírus podem ajudá-lo filtrando possíveis ameaças vindas por e-mail. Entretanto, lembre-se: você é a primeira linha de defesa! O programa antivírus é a segunda linha. Mesmo tendo um antivírus atualizado não é garantido que o arquivo será identificado e bloqueado. Mas um antivírus atualizado aumenta as chances de detecção desses programas.

- Certifique-se que o seu Windows (caso você use o Windows) esteja atualizado. Estar com as atualizações automáticas habilitadas no Windows ajuda a corrigir possíveis falhas de segurança, tornando o computador menos vulnerável a ataques. Principalmente, pode evitar a instalação de programas spyware, ad-ware, entre outros.

- Certifique-se de ter um firewall habilitado. Ter um firewall instalado e habilitado bloqueia algumas tentativas de acesso externo ao computador tornando menos vulnerável a possíveis ataques externos.