Dicas e Curiosidades

ver todos

Como fazer backup de seus arquivos na nuvem com segurança

Postado em 03/10/2016

Como fazer backup de seus arquivos na nuvem com segurança

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quem nunca perdeu arquivos importantes durante a formatação de um computador ou em razão do sumiço de um celular? Contatos, mensagens importantes, informações confidenciais. É muita dor de cabeça ter de lidar com algo assim.

Acontece que tem muita gente que, mesmo assim, não faz backup dos seus arquivos e prefere correr o risco. Segundo a Avast, 45% dos brasileiros não acham fundamental fazer backup… A gente faz feio, já que a média mundial é de 36%.

Não dá para saber se essa turma toda deixa de fazer backup por ignorância ou por preguiça. Será que eles não sabem do risco potencial de perder materiais importantes, como fotos, programas e documentos? Talvez eles tenham algum backup antigo em um CD, pendrive ou HD externo, mas precisam ficar atentos, já que esses objetos podem ser perdidos ou, simplesmente, quebrar de uma hora para outra.

Seja qual for o motivo, um backup na nuvem pode resolver o problema. O processo é quase todo automático. Você deixa seus arquivos em um ambiente virtual e pode acessá-los de qualquer lugar e com qualquer máquina com acesso à internet. Ou seja, no momento em que você precisar acessar algum deles, basta um computador, tablet ou celular com internet e pronto.

Mas, para garantir segurança total, é preciso tomar alguns cuidados nesse processo. Confira quais são eles:

Conheça as regras

Entenda exatamente quais são as facilidades e regras oferecidas por seu serviço de backup. Em geral, eles oferecem, gratuitamente, um espaço limitado para que você salve arquivos e os acesse online quando e onde estiver. Caso o espaço não seja suficiente, é preciso pagar uma assinatura para aumentar o armazenamento.

Use a criptografia

Dê preferência aos serviços de nuvem que criptografam os dados em trânsito em seus servidores. E, se possível, registre e use a sua própria senha de segurança para esses dados.

Ao usar criptografia, você evita riscos desnecessários, caso esses arquivos caiam na mão de pessoas erradas, como criminosos digitais. Por outro lado, é preciso ser cuidadoso com a chave de segurança, uma vez que, se você perder esse código, acabará perdendo todo o backup feito.

Não elimine o backup off-line

Vale reforçar que o backup na nuvem não elimina a necessidade de uma cópia off-line dos seus arquivos. Procure, portanto, sempre manter um HD externo ou pendrive com os seus arquivos atualizados e seja o mais cuidadoso possível com esse material. É como dizem: o seguro morreu de velho!

Garanta proteção total com o UOL Segurança Digital. Conheça os planos!