Dicas e Curiosidades

ver todos

Shiu! Conheça a praga silenciosa que infecta a sua máquina sem você saber

Postado em 05/07/2016

Shiu! Conheça a praga silenciosa que infecta a sua máquina sem você saber

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Se você já teve o seu computador infectado, deve reconhecer como fica a sua máquina: lenta, usando a internet em momentos malucos e trabalhando perto da sua capacidade máxima.

Agora, imagine o seguinte: uma praga que infecta a sua máquina e não causa nada disso. Se você acha que é melhor ter o computador funcionado normalmente mesmo infectado, pense de novo. Sem saber que está doente, dificilmente a pessoa vai procurar um médico – é a mesma lógica para quem tem um computador infectado.

É exatamente que o vírus Hammertoss faz. De acordo com a empresa de pesquisas em segurança FireEye, ele infecta o computador do usuário sem deixar nenhum rastro (e sem ser identificado por nenhum antivírus). Não só isso, ele imita o uso de um computador normal. Então, se você usa mais a internet, digamos que seja no início da noite, é exatamente nesse momento que ele vai mandar os arquivos pros criminosos digitais.

De acordo com a FireEyer, a praga teria sido criada por um grupo russo chamado de APT 29 e está sendo usada desde o final de 2014. Como ele não causa nenhuma alteração no computador, a tecnologia tradicional de segurança – que procura por alterações e comportamentos estranhos na máquina – são incapazes de combatê-lo.

Escondido a plena vista

De acordo com a FireEyer, a praga está sendo utilizada para espionar alvos importantes, ao que tudo indica políticos com grandes cargos em países importantes pelo mundo. Para enviar os dados de volta aos criminosos, a praga utiliza o Twitter e o site de imagens GitHub.

Por enquanto, se você não tiver um cargo alto no governo, a sua máquina está a salvo. Mas isso, de acordo com a FireEyer, não deve durar muito tempo. É possível que a praga se espalhe.

Enquanto as empresas de segurança enfrentam por essa batalha, você pode ajudar evitando comportamentos arriscados, tendo um antivírus de qualidade como o do UOL instalado na máquina e fazendo varreduras regulares para identificar (e eliminar) vírus.