Dicas e Curiosidades

ver todos

Conheça as versões do Android e saiba como identificar e atualizar a sua

Postado em 12/12/2016

Conheça as versões do Android e saiba como identificar e atualizar a sua

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Para melhorar o desempenho do seu aparelho Android, a melhor maneira é mantê-lo com a sua versão mais atualizada. Portanto, é preciso estar sempre atento se o seu dispositivo está rodando o sistema operacional mais recente.

Aqui, vale lembrar, também, que os aparelhos mais antigos param de receber as atualizações mais recentes do Android. Mesmo se o seu aparelho não tiver a versão mais nova do Android, a melhor estratégia é ter o sistema na mais nova versão disponível.

Conheça as versões do Android e, depois, veja como atualizar o sistema operacional do seu aparelho:

Android 6.0 Marshmallow

Trata-se da versão mais recente do sistema operacional, usada por aproximadamente 10,1% dos usuários Android.

De modo geral, essa versão traz melhorias na usabilidade do sistema, como o recurso Now On Top, que permite que o usuário possa visualizar informações úteis e aplicativos apertando um botão. Para completar, a nova funcionalidade Doze melhora o desempenho da bateria.

Quanto à segurança, o sistema Marshmallow oferece permissões de privacidade individualizadas para os aplicativos, o que é uma mão na roda para descobrir qual app está abusando das permissões.

Android 5.0 Lollipop

O Android 5.0 Lollipop se destaca pela integração do smartphone com outros dispositivos compatíveis, como um relógio inteligente. A partir desta nova versão, o usuário consegue visualizar o conteúdo das notificações sem a necessidade de desbloquear o aparelho. A versão Lollipop está presente em 35,4% dos dispositivos Android.

Para proteger o aparelho em caso de roubo ou perda, essa versão traz o recurso de “autodestruição” do aparelho. Isso significa que, se o seu smartphone cair em mãos erradas, você pode torná-lo, a distância, totalmente inutilizado. Mesmo que o ladrão faça um reset do dispositivo, ele só volta a funcionar quando você confirmar os dados da sua conta Google.

Android 4.0 (Ice Cream Sandwich, Jelly Bean e Kit Kat)

Mais da metade dos usuários (52,4%) utiliza as versões da quarta geração do Android. Grosso modo, foi a partir daqui que os tablets e smartphones começaram a ter funcionalidades iguais do sistema operacional.

Pode-se destacar, também, a integração do aplicativo Hangouts com o SMS, além da utilização da tecnologia NFC para transmissão de dados.

Foi aqui, na quarta geração, que o sistema Android começou a ter mais controle sobre os certificados digitais. De modo geral, o sistema operacional avisa os usuários quando uma autoridade de certificação for adicionada ao dispositivo. Isso ajuda a impedir que um invasor se posicione entre o aparelho e a conexão.

Passos para identificar e atualizar sua versão Android

Para saber qual versão você está utilizando, vá até as “Configurações” do seu aparelho e, em seguida, pressione a opção “Sobre o Dispositivo”. Aqui, vale lembrar que, dependendo do modelo do aparelho, a nomenclatura das opções pode variar.

Então, procure pelo campo “Versão do Android” ou “Informações sobre o Software” e você vai encontrar a versão que está usando.

Para atualizar, ainda nessa mesma tela, verifique se há alguma atualização disponível. Se houver uma mensagem informando, pressione a opção “Atualização de software”. Como o processo exige conexão à internet, prefira fazê-lo quando você estiver com o Wi-Fi funcionando.

Lembre-se que, além de manter o seu aparelho sempre atualizado, é imprescindível contar com um programa de antivírus para protegê-lo de ataques. O UOL Segurança Digital oferece uma solução completa para os seus dispositivos Android e computadores.