Dicas e Curiosidades

ver todos

Conheça o Family Link: app do Google que ajuda os pais a acompanhar a vida digital dos filhos

Postado em 03/05/2017

Conheça o Family Link: app do Google que ajuda os pais a acompanhar a vida digital dos filhos

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quando acessamos os dispositivos móveis, um mundo de informações se abre para ser explorado. Parece uma maravilha, né? No entanto, quando são as crianças que estão usando esses mesmos dispositivos, a história fica um pouco mais complicada. Sem muito discernimento sobre o que é certo ou errado, os pequenos podem, facilmente, acessar conteúdos impróprios e até cair em golpes virtuais plantados por criminosos digitais.

Diante dessa situação, o Google lança seu mais novo aplicativo de controle parental: o Family Link. Quando seu filho estiver pronto para ganhar seu primeiro dispositivo móvel, a ferramenta permite que você crie uma Conta do Google para ele de modo que você também tenha controle.

A partir dessa conta, é possível definir certas regras básicas digitais, como gerenciar os aplicativos que seu filho baixa e, inclusive, programar um horário para bloquear o aparelho da criança.

Para funcionar, o Family Link depende de alguns fatores. Em primeiro lugar, seu filho precisa de um aparelho que execute Android Nougat (7.0) ou versão superior. Quanto ao seu smartphone, deve ser um Android KitKat 4.4 ou superior.

Por fim, seu filho deve aceitar o convite para ter uma Conta do Google conjunta. Como os adolescentes querem certa independência, o aplicativo é recomendado para crianças menores de 13 anos.

Tudo configurado? Agora veja, em detalhes, o que a ferramenta pode fazer:

Gerenciar aplicativos baixados

Como a Conta do Google do seu filho está vinculada ao seu aparelho também, quando ele deseja baixar um aplicativo na Google Play – loja oficial do Android – você recebe um aviso. Aí, você deve aprovar ou bloquear o download. Isso ajuda a evitar que seu filho instale aplicativos maliciosos no aparelho.

Outra dica nessa direção é instalar o UOL Segurança Digital em seu Android. Isso porque o software de segurança avisa se um aplicativo na Google Play é realmente perigoso antes mesmo de iniciar o download.

Analisar relatórios de atividades

Automaticamente, o aplicativo Family Link gera relatórios de atividades semanais e mensais. Com ele, você visualiza com quais aplicativos seu filho gasta mais tempo. Se você entender que um aplicativo está prejudicando os estudos do seu filho, por exemplo, é possível definir um tempo limite para seu uso.

Filtrar conteúdos impróprios

Sites e conteúdos impróprios para menores podem (e devem) ser bloqueados pelos pais. Aliás, o YouTube kids, ferramenta do Google direcionada às crianças, é um braço do Family Link.

Localizar o dispositivo de seu filho

A partir do Family Link, você consegue saber a localização do aparelho de seu filho. Mas, para tanto, é preciso que o dispositivo esteja ligado, conectado à internet e ativo recentemente.

Definir bloqueio do aparelho

Por fim, é possível definir um horário para bloquear o aparelho de seu filho remotamente. Geralmente, é bom manter o aparelho desligado um pouco antes da hora de dormir.

Em sua página, o Google deixa claro que, embora seja muito eficiente no controle parental, o aplicativo Family Link não resolve todos os problemas do mundo. Lá, a empresa destaca a importância de se criar senhas fortes e de não deixar informações sensíveis facilmente disponíveis.

Por enquanto, o serviço só está disponível nos Estados Unidos e para aparelhos Android. A expectativa é que a ferramenta funcione em outros países e sistemas operacionais.