Dicas e Curiosidades

ver todos

Conheça o Google Play Protect, que promete eliminar aplicativos maliciosos do Android

Postado em 03/08/2017

Conheça o Google Play Protect, que promete eliminar aplicativos maliciosos do Android

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Com mais de 2 bilhões de aparelhos Android ativos em todo o mundo, o sistema operacional é o mais visado pelos criminosos digitais para ataques móveis. Para se ter uma ideia, de acordo com relatório da Nokia, 81% dos malwares para smartphones e tablets são de Android.

Nesse sentido, o Google tem trabalhado para proteger os usuários das ameaças móveis. No fim de maio, a empresa anunciou o lançamento do Google Play Protect. Trata-se de um antivírus grátis que promete eliminar aplicativos maliciosos no Android, inclusive os instalados fora da Google Play, loja oficial de aplicativos do sistema operacional.

Na verdade, o Android atual já conta com alguns recursos de segurança que funcionam em segundo plano. O Play Protect deixará o processo de verificação de segurança mais visível aos usuários.

Verificação em tempo real

Antes mesmo de iniciar o download, o Play Protect envia um alerta ao usuário, caso ele esteja baixando um aplicativo potencialmente perigoso, tanto na Google Play quanto em lojas de terceiros. O antivírus funcionará, também, no navegador Chrome, impedindo que o usuário acesse páginas maliciosas.

Para conseguir fazer essa verificação em tempo real, o Play Protect usará a tecnologia de inteligência artificial. Atualmente, o Google consegue examinar mais de 1 bilhão de aparelhos e 50 bilhões de aplicativos diariamente. O antivírus acessa essas informações e compara o comportamento de apps entre os dispositivos. Caso perceba uma ação suspeita, ele remove o programa do sistema operacional.

Por fim, o Google afirma analisar rigorosamente todos os aplicativos antes de ficarem disponíveis na Google Play. No entanto, essa avaliação nem sempre é 100% eficaz. Recentemente, foram encontrados mais de 300 aplicativos contaminados na loja oficial.

Localize seu aparelho

Além da proteção contra ameaças virtuais, o Play Protect conta com recursos que ajudam a localizar seu aparelho Android perdido ou roubado. O novo recurso “Localizar o meu dispositivo” bloqueia e apaga dados pessoais armazenados no sistema, envia alarme e rastreia o aparelho.

Play Protect já está disponível para alguns usuários

A nova tecnologia de proteção do Google já está liberada para boa parte de usuários que já têm o Google Play Services 11 instalado em seus dispositivos. Ao poucos, o Play Protect estará disponível para todos os aparelhos com Google Play.

Para ver o antivírus funcionando, vá até Configurações > Google > Segurança. Caso você prefira utilizar outra solução de segurança, basta desativar a opção “Verificar ameaças à segurança no dispositivo” no menu do Play Protect.

Conheça, também, o UOL Segurança Digital

Basicamente, o UOL Segurança Digital faz as mesmas coisas que o Play Protect: verifica se um aplicativo é malicioso antes do download, impede o acesso a páginas perigosas e possui recursos que ajudam a localizar o aparelho perdido ou furtado. A diferença está na compatibilidade.

Enquanto o Google Play Protect funciona apenas em aparelhos Android, o UOL Segurança Digital é multiplataforma e protege computadores Windows e Mac e aparelhos Android, além de contar com recursos antifurto para iPhone e iPad. Com uma única assinatura, é possível manter até 10 dispositivos seguros.