Dicas e Curiosidades

ver todos

Conta atrasada de celular no e-mail
é mais um golpe

Postado em 16/08/2017

Conta atrasada de celular no e-mail é mais um golpe

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

A empresa de segurança digital Stity Tecnologia identificou uma nova ameaça virtual. Trata-se de um ataque de phishing disseminado por e-mails, no qual o usuário recebe uma mensagem falsa de cobrança de uma conta atrasada de celular de uma operadora móvel (não revelada).

Em uma tentativa de fazer com que a vítima caia no golpe, os criminosos digitais oferecem, na mensagem, descontos no parcelamento para quitar as dívidas. Para tanto, o usuário deve acessar links maliciosos e baixar um PDF contaminado da suposta fatura do celular.

Nem precisamos comentar que, se a vítima seguir os passos do e-mail falso, ela estará dando aos criminosos digitais acesso a informações sensíveis. O problema é que os atacantes procuram enviar esse golpe justamente para pessoas que realmente estão com a conta atrasada. Por isso, muitos usuários acabam caindo nesse tipo de armadilha.

Para não se tornar a próxima vítima, veja os cuidados que você deve ter:

Comportamento estranho

Primeiramente, é importante reforçar que a maioria das empresas, inclusive as operadoras móveis, nunca enviam mensagens com anexos para download e links sem um aviso prévio.

Quando enviam um boleto, por exemplo, elas chegam a telefonar para a pessoa e dar as instruções para efetuar o pagamento. É possível até fornecerem um código de acesso para a pessoa realizar o processo pelo próprio site da empresa com mais segurança.

Portanto, sempre desconfie quando chegar mensagens não solicitadas para seu e-mail, principalmente com arquivos anexos e links.

Tudo atualizado

De modo geral, criminosos digitais exploram brechas de sistemas operacionais, softwares e navegadores para roubar dados dos usuários.

Um caminho para não se tornar uma presa fácil está, justamente, em manter atualizados todos os programas instalados em computadores, smartphones e tablets. Ao fazer isso, você corrige diversas vulnerabilidades e bugs, aumentando sua segurança e melhorando o desempenho do seu dispositivo.

Solução de segurança

Diante de uma infinidade de armadilhas virtuais, é fundamental contar, além de uma boa dose de cautela durante a navegação, com um programa de segurança em seu computador, smartphone e tablet. Isso porque muitos ataques acontecem de forma “invisível” para o usuário final.

O UOL Segurança Digital consegue identificar e remover os mais variados códigos maliciosos do seu dispositivo, mesmo que estejam bem escondidos. Isso sem falar que ele impede que aplicativos e páginas potencialmente perigosos sejam acessados facilmente. É melhor prevenir do que remediar, não?