Dicas e Curiosidades

ver todos

Criminosos espalham sites falsos de empregos para infectar dispositivos

Postado em 06/02/2017

Criminosos espalham sites falsos de empregos para infectar dispositivos

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), já são mais de 11,6 milhões de brasileiros que estão desempregados. E a gente sabe – e os criminosos digitais também – que quem atravessa essa situação fica desesperado e até mais vulnerável com certas promessas.

Em meio a esse momento, começam a pipocar sites falsos de emprego prometendo vagas que, na verdade, não existem. Basicamente, criminosos digitais criam páginas web de fachada muito semelhantes às dos sites verdadeiros de anúncios de vagas para iludir os usuários e roubar suas informações pessoais e bancárias.

Quando a vítima clica no anúncio para se candidatar à vaga, precisa fazer o download de um falso formulário de cadastro e preenchê-lo. Segundo a empresa de segurança digital Kaspersky Lab, que descobriu a fraude, junto com o arquivo de cadastro, o usuário baixa um programa malicioso que rouba informações pessoais e senhas bancárias. E tem mais: os criminosos digitais ainda usam os e-mails de cadastro das vítimas para enviar spam.

Por isso, é fundamental ter um pulga atrás da orelha quando receber uma vaga por e-mail ou encontrar aquele site que parece “milagroso”. Para não cair nessas armadilhas, confira as dicas abaixo:

Tenha paciência e desconfie de vagas imediatas

O emprego dos sonhos não chega da noite para o dia. Normalmente, as vagas começam a aparecer após algumas semanas de cadastro. Portanto, desconfie de vagas imediatas, principalmente quando elas são divulgadas em redes sociais ou recebidas por e-mail. Provavelmente, trata-se apenas de uma cilada.

Vagas de emprego só em sites conhecidos

Quem já buscou emprego pela internet sabe quais são os sites mais conhecidos de vagas de emprego. Se houver uma empresa que seja de seu interesse, vale a pena visitar diretamente o site dela. Outra tentativa válida é procurar emprego pelo recurso “Empregos” do LinkedIn. Como são serviços conhecidos, dê preferência para essas opções.

Entrou em um site de emprego que não conhece? Antes de fazer o cadastro nele, procure verificar a reputação dele no Reclame Aqui. Para certificar sua autenticidade, você pode acessar o site registro.br e descobrir quem é o dono do site e há quanto tempo ele está no ar. Sites de agência de empregos são registrados com o nome da empresa, não de uma pessoa física.

Vagas impulsionadas podem ser uma armadilha

Você pode usar buscadores para procurar emprego, mas tome cuidado com os links patrocinados. Não é raro os criminosos digitais comprarem anúncios para que seus sites falsos se destaquem nos resultados, induzindo os usuários a clicar neles.

Cuidado ao baixar arquivos

Raramente algum site de empregos pede para você baixar um formulário para se candidatar a uma vaga ou preencher seu currículo. Em geral, todo o processo é feito online. Se um deles solicitar o download de algum arquivo, desconfie e só clique para fazer o download caso tenha certeza de que não está entrando em uma fria.

Envie informações apenas para sites HTTPS

Mesmo que o site malicioso não peça para você baixar nenhum arquivo, ele pode roubar suas informações quando você inserir seus dados pessoais e bancários. Aqui, vai uma dica valiosa: só insira dados comprometedores em sites que comecem com HTTPS e que apresentem um cadeado na barra de endereço. Isso significa – teoricamente – que suas informações estão em um ambiente seguro.

Tenha uma solução de segurança na sua máquina

Nem sempre dá para prestar atenção em todos os detalhes mencionados acima, ainda mais em uma situação desesperadora. Nesse sentido, é fundamental ter um antivírus instalado em sua máquina, como o UOL Segurança Digital.

Por mais que você caia em algum golpe de vaga de emprego online, o antivírus avisará quando você entrar em uma página maliciosa e impedirá o download de programas infectados.