Dicas e Curiosidades

ver todos

Cuidado com as fotos - o que fazer antes de levar o seu smartphone à assistência técnica

Postado em 02/12/2015

Cuidado com as fotos - o que fazer antes de levar o seu smartphone à assistência técnica

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O seu smartphone caiu no chão e quebrou a tela? Ou ele simplesmente começou a travar? Não tem jeito, você precisa levar o aparelho para uma assistência técnica. Mas, calma, nada é tão simples assim.

Antes de entregar o seu aparelho para outra pessoa, você precisa ver tudo o que está armazenado por lá, inclusive fotos e vídeos.

Pois é, se você não verificar os arquivos do seu smartphone, poderá comprar um problemão. Muita gente recebeu as fotos íntimas vazadas do Stênio Garcia recentemente e, anos atrás, da Carolina Dieckmann. Ao que parece, o vazamento aconteceu exatamente na assistência técnica. Resumindo, eles foram resolver um problema e acabaram tendo outro muito pior.

Os casos dos artistas globais são emblemáticos, mas não são os únicos. Nos últimos dois anos, segundo a organização SaferNet, o número de vítimas de vazamento de fotos íntimas quadruplicou, saltando de 48 casos registrados, em 2012, para 224 relatos em 2014.

Não são apenas as fotos e vídeos

Se você não tem fotos e vídeos íntimos, não ache que está tranquilo. Há toda uma sorte de informações confidenciais que, se acessadas por pessoas mal-intencionadas, podem causar muita dor de cabeça para você.

Quer um exemplo? App de Banco. Se você enviar o seu aparelho com o aplicativo e os dados, qualquer um vai poder acessar a sua conta e fazer transferências sem maiores problemas.

Mas tem muito mais coisa. Afinal de contas, os locais que você frequenta, seus contatos e as suas mensagens estão registrados lá. Portanto, antes de levar o seu dispositivo à assistência técnica, saiba o que fazer:

Retire o cartão de memória

Alguns aparelhos smartphones já vêm com um cartãozinho de memória. Nele, normalmente é salvo todo o tipo de arquivo armazenado no dispositivo, inclusive alguns aplicativos. Com tanta informação importante, não esqueça de retirar o cartão de memória quando você for levar seu smartphone para a assistência técnica.

Backup físico

Se o seu aparelho não tem um cartão de memória, como é o caso do iPhone, uma alternativa é fazer o backup físico.

Basta plugar o smartphone em algum computador via USB e transferir arquivos, aplicativos e configurações para ele.

Backup na nuvem

Outro procedimento é fazer o backup na nuvem. Assim, você consegue acessar seus arquivos de qualquer dispositivo com acesso à internet. Para utilizar esse recurso, procure, primeiro, serviços conhecidos, como o UOL Backup. Em seguida, sempre exija uma senha, e até uma dupla autenticação, para entrar na sua pasta de documentos.

Reinicie o aparelho para modo de fábrica

Após seguir os passos acima e salvar os seus arquivos e configurações em um lugar seguro, é hora de restaurar o modo de fábrica do dispositivo. Não há mais nada nele. Assim, quando for mandar para assistência técnica, você tem certeza que seus arquivos pessoais não vão cair em mãos erradas.

Segurança móvel

Além de tudo isso, você precisa ter uma solução de segurança nos seus smartphones. É a única forma de se sentir protegido. Com o UOL Antivírus, você aumenta a sua defesa contra as pragas virtuais pagando pouco por mês.