Dicas e Curiosidades

ver todos

Cuidado! Aplicativo Sarahah rouba sua lista de contatos secretamente

Postado em 19/09/2017

Cuidado! Aplicativo Sarahah rouba sua lista de contatos secretamente

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Disponível para iPhone e Android, o aplicativo Sarahah permite o envio de perguntas e comentários anônimos para os usuários da plataforma. Ironicamente, ele não é tão privado quanto realmente faz parecer. A empresa de segurança digital Bishop Fox descobriu que o aplicativo coleta informações de todos os participantes em segundo plano, ou seja, sem o consentimento dos usuários.

Logo que um usuário faz o download em seu smartphone, o aplicativo guarda imediatamente todos os números de telefone e endereços de e-mail armazenados no aparelho. É verdade que muitos aplicativos fazem o mesmo, mas eles solicitam a permissão do usuário, diferentemente do Sarahah.

>> Leia também Cuidados com as permissões de aplicativos

E, aqui, podemos dizer que muitas pessoas estão vulneráveis. Isso porque a aplicação já recebeu mais de 23 milhões de downloads só no Brasil em pouco mais de um mês. No mundo, são mais de 300 milhões de usuários cadastrados na plataforma.

O lado do Sarahah

Após a divulgação da coleta de dados por parte do aplicativo, o fundador do Sarahah disse que realmente carrega informações dos usuários. Segundo ele, os dados serão usados para aperfeiçoar o aplicativo com novos recursos.

Vale lembrar que o Marco Civil da Internet do Brasil tipifica a ilegalidade dessa prática em seu Artigo VII do Capítulo II.

Nem tudo está perdido

Você ainda pode utilizar o Sarahah sem que seus dados sejam coletados. Para tanto, é necessário ir às configurações do seu sistema operacional (iPhone ou Android) e limitar as permissões de seus aplicativos preferidos.

E para não baixar aplicativos maliciosos em seu aparelho Android, não se esqueça de instalar o UOL Segurança Digital. Isso porque ele verifica se uma aplicação da Play Store é perigosa ou não antes, mesmo, de iniciar o download.