Dicas e Curiosidades

ver todos

Cuidado com os stalkers! Ferramenta permite descobrir tudo o que você faz no Facebook

Postado em 15/03/2017

Cuidado com os stalkers! Ferramenta permite descobrir tudo o que você faz no Facebook

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Ao se cadastrar no Facebook, você aceita os termos de uso e a política de dados do site. Na prática, isso significa que tudo o que você publica fica armazenado no banco de dados da plataforma de Mark Zuckerberg, como seu nome completo, local de nascimento, empresa onde trabalha e por aí vai. Mais do que isso, as fotos e os vídeos que você posta ficam acessíveis à sua rede de amigos.

Ocorre que não são apenas amigos que frequentam a sua página – tem os populares stalkers (gente um pouco assustadora que fica observando, de longe, tudo o que você faz). E ferramentas como o Stalkscan facilitam muito a vida desse pessoal.

Ao colar o link de um perfil nela, é possível visualizar praticamente todas as atividades que aquele usuário realizou no Facebook desde os primórdios. Isso inclui fotos curtidas, comentários realizados, publicações compartilhadas, eventos confirmados, entre outras.

Mesmo mostrando informações bem escondidas, a ferramenta só apresenta resultados conforme a privacidade das publicações. Por exemplo, se você configura seus posts de modo que apenas seus amigos possam visualizá-los, apenas eles podem te stalkear pela ferramenta.

Aqui, vale frisar que o Stalkscan não viola nenhum termo da rede social. Na verdade, a ferramenta apenas usa o Graph Search, um recurso pouco conhecido do Facebook, lançado em 2013, tornando mais ágil a busca pelas atividades realizadas na plataforma. No fundo, o objetivo da ferramenta é mostrar aos usuários todos os dados que eles compartilham nas redes sociais e deixam disponíveis na web.

Cuide da sua privacidade nas redes sociais

Se você está nas redes sociais, não tem muito como esconder seus dados para todo mundo, mas é possível selecionar as pessoas que visualizam suas publicações. O ideal é que apenas seus amigos tenham acesso às suas atividades. Isso não só no Facebook, como também nas outras redes sociais.

Mas cuidado! Muitas pessoas criam perfis falsos e começam a enviar solicitações de amizade para meio mundo. Assim, eles conseguem acompanhar de perto tudo o que as pessoas compartilham nas redes sociais, independentemente do nível de privacidade. Por isso, evite aceitar as solicitações de amizade de quem você não conhece.

Quando você receber uma solicitação de amizade, faça uma análise rápida do perfil. Se for uma pessoa que você nunca viu na vida, as fotos que ela usa parecem suspeitas, com cara de quem surrupiou da internet e, além disso, ela tem poucos amigos ou adicionou muitas pessoas em pouco tempo, é bem provável que se trate de um perfil fake. Aqui, vale a pena denunciá-lo.