Dicas e Curiosidades

ver todos

Cuidado quando for comprar smartphones! Eles podem vir com malwares pré-instalados

Postado em 24/05/2017

Cuidado quando for comprar smartphones! Eles podem vir com malwares pré-instalados

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quando o assunto é segurança do smartphone, todo o cuidado é pouco. Isso significa, inclusive, ter preocupação na hora de comprar um novo aparelho.

No último mês, a empresa de segurança de dados Check Point Software encontrou 38 modelos de smartphones com sistema operacional Android, à venda, que já vinham com malwares pré-instalados. Entre eles, destacam-se as diferentes versões do Samsung Galaxy, Google Nexus, LG G4 e por aí vai.

Antes de chegar às mãos do usuário final, os aparelhos foram modificados e contaminados ao longo da cadeia de suprimentos, durante o processo de revenda do produto. Em outras palavras, mesmo que o usuário nunca tenha instalado um aplicativo malicioso em seu aparelho, é possível que ele esteja infectado.

De modo geral, os códigos maliciosos pré-instalados têm como objetivo apresentar propagandas durante a navegação para obter lucro. Além disso, eles podem roubar dados armazenados no dispositivo e ter controle total sobre o aparelho.

Caso você tenha comprado um smartphone contaminado com malwares, instalar um antivírus, como o UOL Segurança Digital, pode ajudar a identificar e eliminar essas pragas. Em alguns casos mais graves, como os malwares foram instalados no núcleo do sistema operacional, só uma formatação de seu Android pode solucionar o problema.

Como comprar um aparelho seguro

Aqui, a dica é simples: evite comprar aparelhos celulares de revendedores menores e de lojas não oficiais. Por mais que muitos modelos sejam bem caros, é melhor gastar mais em canais de venda oficiais – mas comprar com segurança – do que pagar menos por um aparelho infectado.