Dicas e Curiosidades

ver todos

Pare de usar senhas de uma só palavra

Postado em 30/04/2015

Não revele as suas senhas para ninguém

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Você conhece o ditado "canja de galinha e prudência nunca fizeram mal a ninguém"? A sabedoria popular nunca foi tão correta quanto no mundo digital e o caminho é desconfiar de todos. Quando o assunto em questão são as suas senhas, seja para acesso a bancos online ou cartões, até coisas mais simples como redes sociais e e-mails, todo o cuidado é pouco.

A senha online precisa ser pessoal, intransferível e forte, então nada de criar senhas de uma só palavra. Até o seu melhor amigo não deve saber qual é a sua senha nas redes sociais. Primeiro, porque ele pode, mesmo sem querer, passá-la adiante. E, depois, o mundo dá muitas voltas e ninguém sabe o que vai acontecer no dia seguinte.

Programas que descobrem senhas

Uma das ameaças mais recentes em segurança está nos ataques de Força Bruta. Resumindo, são programas usados por hackers que geram milhões e até bilhões de combinações com letras, números e símbolos em poucos minutos para descobrir a sua senha. Por isso, lembre-se do velho conselho: nada de criar senhas curtas e simples.

Confira abaixo algumas dicas que deixam as suas senhas mais fortes e, assim, dificultam o sucesso desses programas.

Alterar constantemente suas senhas

Muitas vezes, o seu perfil nas redes sociais ou a sua conta de e-mail são invadidos e você demora meses para perceber. O invasor age sutilmente e fica por um longo tempo apenas roubando suas informações. Além disso, você pode se desfazer de seu computador sem formatar o disco rígido e, se alguém usá-lo, poderá ter acesso a todas as suas senhas.

Por essas razões, você já percebeu a importância de alterar constantemente todas as suas senhas, certo? Então, procure não se basear na senha antiga para criar a nova ou sempre mude pelo menos três caracteres da anterior.

Criando senhas complicadas

Como você já viu, programas podem descobrir a sua senha por tentativas realizadas a partir de milhões de combinações. Uma maneira de dificultar esse trabalho é criando senhas com pelo menos oito caracteres, que sejam formadas por letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos (&, !, $) e não tenham nada a ver com qualquer informação pessoal, como nome, endereço e datas.

O poder da frase

Essa é uma ótima dica. Em vez de escolher uma palavra para senha, crie uma frase, completa. Se o serviço permitir, pode escrevê-la inteira. Por exemplo, imagine a frase “Eu tenho dois cachorros e um papagaio no sítio”. Aí, crie a sua senha alternando letra maiúscula, minúscula, símbolos e números. Fazendo isso, a senha ficaria assim “Et2C&1pNs”, ou seja, muito mais difícil de um humano ou um programa adivinharem.