Dicas e Curiosidades

ver todos

Vem aí o Dia Mundial da Senha Segura. Participe!

Postado em 05/05/2014

Vem aí o Dia Mundial da Senha Segura. Participe!

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Em 2013, a palavra “password” (senha, em inglês) e os números 123456 foram as senhas mais comuns encontradas na internet. Parece brincadeira, mas não é. O resultado, apresentado em pesquisa da consultoria SplashData, mostrou os 25 termos mais comuns utilizados no ano passado. E os dois citados acima lideram a lista.

Usar como senha ideias bem pouco brilhantes como essas, ou outros na mesma linha como data de nascimento, telefone ou sobrenome, colocam a segurança do usuário da internet em risco. Não é raro ver roubos de identidade quando as senhas são 'descobertas' pelos criminosos digitais que, pelo que mostrou a pesquisa, nem precisam tentar muito para adivinhar a palavra de acesso.

Quer um exemplo? Há pouco tempo, cibercriminosos descobriram cerca de 48 milhões de logins da Adobe. Entre as senhas roubadas estão, claro, as líderes do ranking password e 123456 , mas apareceram também outras de simples adivinhação, no caso, “photoshop” e “adobe123”.

Dia de mobilização

Para alertar os internautas da importância de uma senha segura e dos perigos que eles correm ao não darem muita importância para a criação desses códigos, a McAfee promove o “Dia Mundial da Senha Segura”, em 7 de maio.

Sabemos o quão o importante é o tema. E em apoio a essa iniciativa, o UOL Segurança irá trazer na data de conscientização, dicas e alertas sobre o assunto.

Acompanhe nosso blog e saiba como proteger os seus dados e garantir a sua segurança e de sua família. Contamos com vocês, nossos leitores, para o #passwordday. Vamos juntos mobilizar a internet e melhorar os termos escolhidos para ser senha!