Dicas e Curiosidades

ver todos

6 dicas para realizar compras seguras na internet

Postado em 19/01/2017

6 dicas para realizar compras seguras na internet

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Não é mais preciso sair de casa e ir até a loja para comprar um produto. Em poucos cliques, você consegue fazer isso pelo seu computador ou smartphone. Aí, é só esperar alguns dias para a encomenda chegar. Mas tem o outro lado dessa história – no comércio eletrônico, há o risco de você ter seus dados bancários e pessoais roubados.

De olho na popularidade do e-commerce – em 2015, foram realizados mais de 106 milhões de pedidos online, de acordo com a consultoria E-bit –, criminosos digitais criam páginas falsas de lojas virtuais para enganar os usuários. O resultado? Você pensa que está pagando por um produto, enquanto está, na verdade, sendo roubado.

Especialmente agora, tão perto da Black Friday, você precisa ficar atento para não cair em cilada. Veja, não é preciso ter medo, mas ser um consumidor esperto que não erra na hora de comprar online.

Veja as dicas a seguir para identificar se um site é seguro para realizar compras:

Verifique a conexão de segurança

Ao entrar em uma loja virtual, verifique a barra de endereço. Se ela começar com HTTPS e possuir um símbolo de cadeado em uma das extremidades, significa que todos os dados que você inserir na página ficarão armazenados em um ambiente seguro.

Ao clicar no cadeado, aparecerá um aviso de que a conexão daquele site é segura. Vale a pena conferir se as informações do certificado correspondem ao endereço da loja que está na barra do seu navegador.

Confira os dados da loja

Você pesquisou por um produto pelo Google e viu uma promoção bacana. Aí, acabou entrando em um site do qual nunca tinha ouvido falar. Antes de realizar a compra, é fundamental verificar os dados da loja. Navegue pela página para encontrar informações como endereço físico, CNPJ, número de telefone, entre outras.

Por via das dúvidas, ligue para a loja para saber se ela existe, de fato, e solicite os dados cadastrais dela.

Pesquise pela reputação da empresa

Mais do que verificar a existência ou não da loja, é fundamental que você faça uma pesquisa para saber a reputação dela. Nesse sentido, conte com a ajuda das redes sociais e de alguns sites, como o Reclame Aqui. Sempre é válido ouvir a experiência de compra de terceiros antes de tomar uma decisão.

Procure pelos selos de segurança

As lojas virtuais confiáveis costumam ganhar selos de segurança, como o Selo Black Friday Legal, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. A E-bit também gera um certificado de segurança para lojas virtuais com boas práticas. Ao todo, são mais de 20 mil lojas virtuais certificadas pela consultoria especializada em comércio eletrônico.

Outro selo que traz credibilidade é o do PagSeguro UOL, pois prova que a loja virtual utiliza o intermediador de pagamentos, portanto, seus dados bancários trafegarão em ambiente seguro.

Se possível, opte pelo cartão de crédito virtual

Para evitar clonagem de cartão de crédito em lojas virtuais inseguras, alguns bancos brasileiros geram um cartão virtual que vale apenas para uma compra.

Funciona assim: você cadastra seu cartão titular no aplicativo do banco. Aí, quando for realizar uma compra online, o app gera um novo número para você inserir na hora de pagar. Depois que a compra foi concluída com sucesso, esse número de cartão é inutilizado.

Tenha um antivírus instalado em seus aparelhos

Não importa se for comprar pelo computador, tablet ou smartphone. Seja qual for o meio, é fundamental que ele possua um programa de antivírus instalado na hora de você comprar algum produto pela internet.

Como existem milhões de pragas criadas diariamente e prontas para roubar senhas e dados bancários, só um software de segurança completo e atualizado é capaz de barrar esses ataques.

Quer proteger seu computador e, de quebra, seus dispositivos móveis Android? Então, conheça os planos do UOL Segurança Digital agora mesmo!