Dicas e Curiosidades

ver todos

6 dicas para usuários Android que
vão mudar sua vida!

Postado em 06/03/2017

6 dicas para usuários Android que vão mudar sua vida!

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Não é segredo para ninguém que o Android domina o mercado de smartphones e tablets no Brasil e no mundo. Por esse mesmo motivo, o sistema operacional se torna o alvo mais visado pelos criminosos digitais. Para se ter uma ideia, a Nokia calcula que 81% das ameaças móveis são direcionadas para Android.

Mas a segurança do aparelho depende de vários fatores: software, hardware e, também, do usuário. Ou seja, você também deve fazer a sua parte para manter seu dispositivo móvel seguro e em pleno funcionamento.

Nesse sentido, separamos seis dicas de segurança e de desempenho para usuários Android. Confira abaixo:

Baixar aplicativos? Só na loja oficial

Quando a gente fala em smartphones e tablets, não tem como não pensar em aplicativos. Eles são uma verdadeira mão na roda para os usuários em diversas situações.

Acontece que há muito malware que se disfarça de aplicativo legítimo para enganar as pessoas. Segundo levantamento da Symantec, 1 em cada 5 aplicativos para Android é, na verdade, um programa malicioso.

Diante dessa situação, o próprio Google recomenda fazer download de aplicativos somente na loja oficial Google Play. Diferente de lojas de terceiros, ela possui filtros de segurança antes de disponibilizar algum aplicativo para download.

Mantenha o Android atualizado

Quanto mais recente for a sua versão do Android, menos você fica vulnerável a ataques. Isso porque o sistema operacional corrige eventuais brechas da versão anterior quando libera uma nova atualização.

Senhas de desbloqueio comum? Nem pensar!

Para manter amigos, colegas de trabalho e familiares curiosos distantes dos dados do seu aparelho, a melhor alternativa é aplicar uma senha de bloqueio de tela – mas não é qualquer senha, hein!

Aqui, vale lembrar que o Android oferece três tipos de senha (PIN numérico, desenho e senha alfanumérica). Para escolher a opção que mais lhe agrada, vá em Ajustes > Tela > Bloqueio de Tela. Se você optar pelo modelo padrão de desenho, evite movimentos comuns, como da direita para a esquerda e de cima para baixo.

Quanto ao PIN numérico, evite sequências óbvias e datas de aniversários. Por sua vez, as senhas alfanuméricas são mais fortes quando possuem mais de 8 caracteres. Assim, você dificulta a vida de bisbilhoteiros e de bandidos, caso seu aparelho caia em mãos erradas.

Proteja o aparelho contra quedas

A gente sabe que você gastou um bom dinheiro para adquirir seu smartphone e/ou tablet. Por isso, é fundamental que tenha certos cuidados na hora de manuseá-lo. Como eles costumam ser frágeis, vale muito a pena aplicar uma película de vidro na tela, além de usar uma capa para reforçar a proteção física do seu aparelho.

Ainda nessa questão, evite colocar esses aparelhos nas mãos de crianças muito pequenas. Isso ajuda a aumentar o tempo útil do aparelho, uma vez que elas não têm discernimento e podem destruí-lo.

Perdeu o aparelho? Tenha um plano B

Perder ou ter o smartphone ou tablet roubado é sinônimo de muita dor de cabeça. Afinal de contas, há muitas informações sensíveis armazenadas nesses dispositivos. Isso sem falar do dinheiro perdido.

O lado bom dessa história é que existe uma série de aplicativos que podem ajudar a localizar seu Android perdido/roubado. Um deles é o UOL Segurança Digital, que identifica no mapa a localização aproximada do aparelho. Ele ainda emite um alerta sonoro e tira, silenciosamente, uma foto da pessoa que está mexendo no aparelho.

Você pode, ainda, bloquear o aparelho e apagar os dados do dispositivo perdido e transferi-los para um novo dispositivo. Ah, e caso não seja possível recuperar o smartphone de volta, bloqueie o aparelho usando o IMEI.

Tenha um software de segurança trabalhando por você

Ter bons hábitos é apenas uma parte para manter seu dispositivo móvel em segurança. O olho humano não consegue detectar todas as ameaças virtuais. Logo, o melhor é contar com a ajuda de um software de segurança que trabalha 24 horas por dia para eliminar os códigos maliciosos mais escondidos.

Mais do que oferecer recursos antirroubo, o UOL Segurança Digital protege seu Android contra as inúmeras ameaças virtuais, detectando e eliminando códigos maliciosos de seu aparelho.

Por mais que a Google Play tenha filtros de segurança, alguns aplicativos maliciosos acabam entrando lá. Ou seja, existe a possibilidade de baixar apps perigosos mesmo na loja oficial. Mas isso não acontece para quem usa o UOL Segurança Digital, uma vez que o programa indica se um aplicativo apresenta risco ou não antes, mesmo, de iniciar o download.