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Campanha de espionagem virtual direcionada a empresas de jogos online é descoberta

Postado em 22/05/2013

Campanha de espionagem virtual direcionada a empresas de jogos online é descoberta

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Uma equipe de especialistas anunciou a descoberta de uma campanha de espionagem virtual realizada pela organização cibercriminosa denominada como “Winnti”. De acordo com o relatório, o grupo tem atacado empresas de jogos online desde 2009.

O objetivo dos integrantes dos ataques é roubar os certificados digitais assinados por fornecedores legítimos de softwares, além da propriedade intelectual, inclusive o código fonte de projetos de jogos online.

O primeiro incidente que chamou a atenção para as atividades do grupo “Winnti” ocorreu em 2011, quando foi detectado um cavalo de Troia em um grande número de computadores em todo o mundo. Essa descoberta foi significativa, pois este foi o primeiro Trojan para a versão de 64 bits do Microsoft Windows com uma assinatura digital válida.

Os especialistas constataram que a campanha do grupo infectou mais de 30 empresas do setor de videogames. A maioria delas era formada por empresas asiáticas de desenvolvimento de software que também produziam jogos online. Porém, também foram identificadas vítimas localizadas na Alemanha, nos Estados Unidos, no Brasil, no Peru e na Bielorrússia.

O “Winnti” ainda está na ativa e as investigações para identificar outros servidores infectados continuam em andamento.