Dicas e Curiosidades

ver todos

Fraudes online aumentam durante as festas de fim de ano. Previna-se!

Postado em 28/12/2016

Fraudes online aumentam durante as festas de fim de ano. Previna-se!

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Para fugir dos shoppings lotados, milhões de pessoas compram os presentes de fim de ano no comércio eletrônico. Mas toda essa praticidade traz um perigo: as fraudes online. De acordo com a empresa de soluções de pagamento online ACI Worldwide, as fraudes devem aumentar 12% nas festas deste ano, ante o mesmo período do ano passado.

A fraude online mais comum é a criação de lojas virtuais falsas, que querem apenas roubar dados bancários e pessoais dos usuários, além de dinheiro, claro. Depois de comprar nas lojas desconhecidas, muitos usuários sofrem com uma dor de cabeça dupla, perdem seus dados bancários e dinheiro, além de ficarem sem produto nenhum.

Outro tipo de fraude é a clonagem de cartões de crédito, ou seja, os criminosos digitais usam os dados de cartões de terceiros para fazer compras no comércio eletrônico.

Após fazer compras com o dinheiro dos outros, os bandidos revendem os produtos no mercado negro, geralmente na deep web. Neste ano, os fraudadores devem focar em tênis, relógios e cosméticos. Como são produtos de menor valor, eles não chamam tanto a atenção da segurança cibernética.

Ao todo, a empresa ACI Worldwide calcula um prejuízo anual de 12,5 bilhões de dólares causado pelas fraudes online no mundo inteiro.

Faça compras seguras

Em primeiro lugar, faça compras apenas em lojas virtuais que você conhece ou que têm uma boa reputação nos sites de reclamações e nas redes sociais.

Antes de inserir seus dados bancários, verifique se você está em uma página segura. Para tanto, veja se a barra de endereço começa com HTTPS e possui um cadeado em uma das extremidades. Esses são sinais que indicam uma conexão segura, o que dificulta o roubo de dados por parte de criminosos digitais

E, por último – e não menos importante –, é fundamental que você tenha uma solução de segurança instalada em seu computador ou dispositivo móvel na hora de fazer a compra. O UOL Segurança Digital, por exemplo, impede que você acesse páginas falsas e que programas espiões roubem suas informações.