Dicas e Curiosidades

ver todos

Facebook testa reconhecimento facial para devolver acesso a usuários

Postado em 22/11/2017

Facebook testa reconhecimento facial para devolver acesso a usuários

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O Facebook possui uma série de configurações de segurança e privacidade. Agora, a plataforma de Mark Zuckerberg testa implementar o reconhecimento facial para devolver acesso a usuários que esqueceram suas senhas. Trata-se de uma alternativa à recuperação de conta enviada por SMS ou por e-mail.

O recurso ainda está em fase de testes. A ideia é fornecer uma verificação rápida e fácil ao processo de recuperação da conta. Vale destacar que esse tipo de reconhecimento é opcional e só funciona em dispositivos que já foram usados para fazer login.

A propósito, a tecnologia facial está em evidência. Além do Facebook, os novos modelos de iPhones apresentam recurso semelhante. Caso a funcionalidade se mostre confiável e segura, ou seja, sem ser burlada por criminosos digitais, ela deve ficar disponível para todos os usuários.

Aliás, a rede social já utiliza o reconhecimento facial há um bom tempo, mas com outra finalidade. Quando posta fotos com seus amigos, por exemplo, o Facebook detecta os rostos nas imagens e sugere marcações.

Como não esquecer das suas senhas

Basicamente, senhas fortes precisam ter mais de 10 caracteres que mesclem letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais. Mas, mais importante que criar senhas fortes é lembrar delas.

Sabendo que não é uma tarefa muito fácil, uma solução está no uso de um gerenciador de senha. De modo geral, você cadastra seus serviços online e suas respectivas senhas em um cofre digital. Ao fazer isso, não será preciso recorrer ao reconhecimento facial para recuperar senhas, né?