Dicas e Curiosidades

ver todos

O Facebook usa o microfone do seu celular para direcionar anúncios?

Postado em 27/12/2017

O Facebook usa o microfone do seu celular para direcionar anúncios?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Existem muitos relatos de usuários que afirmam que, imediatamente depois de conversarem sobre determinado assunto, anúncios de produtos relacionados aparecem na sua linha do tempo do Facebook. Coincidência? Para muitas pessoas, não! Elas acreditam que a rede social de Mark Zuckerberg usa o microfone do seu celular para ouvir tudo o que você está conversando...

Em plena era das mídias sociais, chega a ser complicado falarmos em privacidade. Ao se cadastrar no Facebook, todo mundo concorda que a plataforma tenha acesso a uma série de informações – e as utilize.

>> Aproveite e leia 6 coisas que você permite (e provavelmente não sabe) ao concordar com os termos de uso e privacidade do Facebook

Basicamente, acusam o Facebook de espionar as suas atividades para direcionar conteúdo com base no que os usuários pesquisam na internet e conversam no dia a dia e, por consequência, melhorar a performance de publicidade.

Testes práticos

Em meio a essa suspeita, diversos usuários começaram a realizar testes para tirar a prova dos nove. O músico Bipul Lama revelou que passou dois dias falando sobre KitKat próximo ao smartphone. Nos dias seguintes, sua timeline no Facebook e no Instagram estavam repletas de fotos do chocolate.

Por sua vez, o consultor independente de tecnologia Damian Le Nouaille relatou que, durante o dia conversou em espanhol e em francês sobre diversos temas. À noite, ele via anúncios relacionados no Facebook e no Instagram.

Por que o Facebook precisa ter acesso ao seu microfone?

Após diversas denúncias, o Facebook negou com veemência que utiliza o microfone dos usuários para direcionar anúncios. A empresa aproveitou para afirmar que seu aplicativo solicita acesso ao microfone para que os usuários possam realizar lives na plataforma e gravar vídeos para o Instagram Stories.

Como bloquear o acesso ao microfone

Mesmo que você já tenha concedido ao Facebook acesso ao microfone do seu celular, é possível reverter essa situação. No iPhone, vá até Ajustes > Privacidade > Microfone. Lá, desative o recurso nos aplicativos que você não considera necessários.

No Android (Marshmallow 6.0 ou superior), o caminho é o seguinte: Configurar > Aplicativos > Facebook > Permissões. Nessa seção, desabilite a opção “Microfone”.